Estão abertas, até 4/11, as inscrições do processo seletivo do IFMG para entrada de alunos no primeiro semestre letivo de 2022. Ao todo, são mais de 4,5 mil vagas em 115 cursos técnicos e superiores totalmente gratuitos, nos 18 campi do Instituto.
Em função da pandemia, permanece em vigor a seleção por avaliação de desempenho escolar para candidatos aos cursos técnicos. Para os candidatos à graduação, uma novidade: alguns cursos também contarão com a opção de avaliação de desempenho escolar mais redação on-line, além da usual classificação pelas notas do Enem.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, a uma taxa de R$ 20. Até o dia 22 de outubro é possível solicitar isenção de taxa.
CURSOS E FORMAS DE SELEÇÃO
Cursos técnicos
São ofertados cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, voltados para os estudantes que concluíram (ou vão concluir) o Ensino Fundamental até a data de matrícula e desejam cursar no IFMG o Ensino Médio junto com a formação técnica. A seleção, por análise de desempenho escolar, considera as notas de Português e Matemática do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Veja a lista de cursos por cidade.
Além disso, há os cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já finalizou ou está finalizando o Ensino Médio e procura uma qualificação rápida e prática para entrar no mercado. Neste caso, a seleção usa as notas de Português e Matemática do 1º e do 2º anos do Ensino Médio. Veja a lista de cursos por cidade.
Cursos superiores
Na graduação, o IFMG oferece cursos de bacharelado, tecnológicos e de licenciatura. Para este vestibular, a seleção se dará por aproveitamento de notas do Enem, de pelo menos um dos últimos 5 anos (2017 a 2021). E, também, exclusivamente para alguns cursos de Bambuí, Congonhas, Piumhi e São João Evangelista, por análise de desempenho escolar mais uma prova de redação on-line. O desempenho escolar é avaliado considerando as notas de Português e Matemática ao final do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Veja a lista de cursos superiores por cidade.
O IFMG também oferta vagas de cursos superiores pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificado), conforme cronograma disponibilizado pelo MEC e edital específico.
Itabirito e Ouro Preto
Nos campus Itabirito, o curso técnico oferecido é integrado em automação industrial. Por sua vez, o curso superior oferecido é o de engenharia elétrica.
No campus Ouro Preto, os cursos técnicos oferecidos são: integrado em administração, integrado em automação industrial, integrado em edificações, integrado em metalurgia, integrado em mineração, subsequente em edificações, subsequente em meio ambiente, subsequente em metalurgia, subsequente em mineração e subsequente em segurança do trabalho.
Já os cursos superiores oferecidos, em Ouro Preto, são: física, licenciatura, geografia e conservação e restauro.
No horário comercial, o Radar Geral ligou duas vezes para a Comunicação do IFMG, três vezes para campus em Itabirito e mais três vezes para o campus em Ouro Preto para mais informações sobre número de vagas disponíveis (especificamente nas instituições itabiritense e ouro-pretana), mas ninguém atendeu ao telefone ou a mensagem dizia que o “telefone está fora de área ou desligado”.
Documentação
Os documentos para comprovação do desempenho escolar devem ser obtidos nas escolas de origem do candidato e inseridos no sistema de inscrição. São obrigatórios, para inscrição em todos os cursos, CPF próprio ou protocolo provisório (não são aceitos CPFs de terceiros, mesmo de responsáveis legais) e endereço de e-mail válido.
INSCRIÇÕES: https://processoseletivo2022.ifmg.edu.br/
SERVIÇO:
Processo Seletivo IFMG 2022/01
Inscrições: até 4 de novembro
Taxa de inscrição: R$20
Pedido de isenção de taxa: até 22 de outubro
Informações e inscrições: processoseletivo2022.ifmg.edu.br