Placas indicam rota de fuga em caso de rompimento de barragem, em Itabira — Foto ReproduçãoTV Globo
Compartilhe:

A Vale, juntamente com as Defesas Civis municipais, realizará na próxima quarta-feira (31/8), às 10h, simulado prático de emergência em Nova Lima e Itabirito, com a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Maravilhas I, II e III e Cianita 2 e 3, das minas do Pico e Galinheiro. A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, deve envolver cerca de 600 empregados da empresa e moradores de condomínios da região.

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos na estrada municipal ITA-140, situada ao lado da Mina do Pico.

O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens Maravilhas I e III e Cianita 2 e 3 continuam com Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva e Maravilhas II permanece em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população localizada a jusante da estrutura. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Seminário orientativo

Na última quarta-feira (24/8), às 17h, a Vale realizou o seminário orientativo e reunião pública sobre os Planos de Ação de Emergências para Barragens de Mineração (PAEBMs) das estruturas. As comunidades, principalmente as localizadas na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens, participaram de forma virtual do seminário.

Foram apresentados os conceitos básicos do PAEBM e o mapa de inundação das estruturas de cada localidade. O evento também teve como objetivo abrir um espaço para esclarecer as dúvidas sobre o tema e reforçar a cultura de prevenção.

Sirenes em alerta de emergência. Foto – Divulgação.
Compartilhe: