Doutor André Sacramento. Foto - Reprodução - Ano 2019
Compartilhe:

Um alerta polêmico do diretor clínico do Hospital São Vicente de Paulo (HSPV), em Itabirito (Região Central de Minas), foi publicado no Instagram e viralizou via WhatsApp. “Nosso Sistema de Saúde está entrando em colapso”, disse ele, referindo-se à situação da Covid-19 no município.

Ele prevê a falta de respiradores, e acredita que em breve o hospital terá de fazer escolhas entre pacientes, por não ter capacidade de receber a todos.

Procurado pelo Radar Geral, o doutor André não pôde falar na hora, mas autorizou que a reportagem usasse seu post como base para matéria. “Se quiser replicar a mensagem, te autorizo. É bom que chegue a um bom número de pessoas para concientização”, escreveu ele em resposta à Redação.

Segundo o boletim epidemiológico da Prefeitura, nesta segunda-feira (22/3), havia 19 internados com Covid no HSVP e nove na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itabirito.  

Veja, a seguir, texto na íntegra feito pelo doutor André Sacramento e postado na noite de ontem (22/3):

“Boa noite. Hoje, dia 22/03/2021, seguem atualizações do nosso município.

Infelizmente nosso Sistema de Saúde está entrando em colapso.

Tanto a UPA quanto o hospital estão cheios de pacientes com Covid, alguns intubados, outros em máscara de oxigênio e que talvez precisem de intubação.

Não teremos respiradores para todos. Por mais que a prefeitura esteja aumentando o número de aparelhos, logo serão usados e faltará para os novos casos.

Se vc pensar: é uma doença de idosos.. estamos com uma moça de 20 anos apenas em estado grave no hospital. Perdi meu concunhado com 43 anos.

Vagas? Seja SUS ou Convênio, não temos. A Unimed BH já fechou a admissão de novos casos, não tem vaga em nenhum CTI.

E começaremos a ver escolhas. Entre uma pessoa de 20 anos e um idoso, a vaga será de quem tem maior expectativa de vida. Triste? Mas é a realidade.

E além de aparelhos, os medicamentos para sedação usados em pacientes nos respiradores estão acabando, e não temos mais no mercado para comprarmos. Situação caótica. Agora mais que nunca temos que nos isolarmos e esperarmos que a vacina avance. Nem reunião familiar por enquanto.

Mesmo vc que já teve a doença, o vírus está mais forte.

Não é o mesmo do ano passado.

Fiquemos em casa agora pra que possamos nos reencontrar depois, por mais que já tenhamos ouvido isso tantas vezes, nossa pior fase chegou. Tentamos minimizar tantas perdas.

Que assim seja”.

Compartilhe: