Os trabalhos foram apresentados em coletiva de imprensa hoje (21/10. Foto - Thyago Henrique - Diário do Comércio
Os trabalhos foram apresentados em coletiva de imprensa hoje (21/10. Foto - Thyago Henrique - Diário do Comércio
Compartilhe:

Nesta sexta-feira (21/10), o Governo de Minas apresentou os resultados preliminares da 4ª Operação Preventiva Integrada de Fiscalização de Barragens. A operação teve início no dia 17 de outubro e foi finalizada hoje.

Até o momento, a única irregularidade encontrada foi na estrutura de contenção a jusante (ECJ) de Forquilhas, pertencente à mineradora Vale e localizada em Itabirito (na Região Central de Minas). A informação é do Diário do Comércio, em matéria assinado por Thyago Henrique.

“Pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a única irregularidade a princípio constatada foi em razão de uma obra de desassoreamento de um curso d’água que causou a elevação da turbidez do corpo hídrico. Então, o empreendedor receberá uma notificação para regularizar essa atividade e restabelecer as condições do corpo hídrico após a conclusão da atividade de desassoreamento”, disse o superintendente de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Gustavo Endrigo de Sá Fonseca.

A Vale enviou nota ao Diário do Comércio. Leia a seguir:

“A Vale informa que está em fase final um conjunto de obras para reforçar a segurança de suas estruturas e reduzir impactos ambientais no período chuvoso, incluindo a limpeza do curso d’água que passa próximo à Estrutura de Contenção a Jusante. A empresa se manifestará formalmente tão logo seja comunicada oficialmente pelo Governo do Estado”.

As informações desta matéria são do Diário do Comércio.

Compartilhe: