
Um estudo desenvolvido por dois itabiritenses foi selecionado como finalista do Prêmio Destaque Abed 2025, na categoria Pesquisa Científica.
Intitulado “NotebookLM e Educação a Distância: potencialidades, desafios e boas práticas”, o trabalho é assinado por Thiago Henrique Martins Pereira, supervisor pedagógico da Escola Municipal Laura Queiroz, e Alexandre de Cássio Rodrigues, professor nas instituições PUC-MG, UniBH e UNA.
A pesquisa investiga o uso do NotebookLM, ferramenta de inteligência artificial (IA) do Google, no apoio à educação a distância.
Com experiência em tecnologias educacionais, Thiago e Alexandre vêm capacitando professores e alunos no uso ético e eficaz da IA.
A pesquisa mostra como o NotebookLM pode transformar documentos em resumos, mapas mentais, linhas do tempo, guias de estudo e até podcasts, facilitando o aprendizado e promovendo a autonomia dos estudantes.
Thiago Pereira enfatiza a relevância do estudo: “Nossa pesquisa destaca a inovação que a IA, por meio do NotebookLM, traz à educação, criando materiais que estimulam a autonomia e personalizam o aprendizado. Mostramos aos professores como usar a IA para desenvolver recursos confiáveis e inovadores, revisando conteúdos para garantir precisão. Como mentores, capacitamos educadores a integrar a IA em suas aulas, permitindo que criem experiências de ensino mais interativas e envolventes, enquanto ajudamos os alunos a usar essas ferramentas para estudar de forma mais eficiente.”
O estudo também identifica desafios no uso da IA, como a necessidade de revisão dos conteúdos gerados e a importância da formação docente. Para isso, os autores desenvolveram um guia prático que orienta educadores e gestores sobre como usar a tecnologia de maneira segura e responsável.
“A IA está impulsionando uma revolução inovadora na educação, e o NotebookLM permite que professores criem um ensino mais inclusivo e dinâmico. Nosso estudo propõe formas éticas de usar a IA, garantindo benefícios reais para os alunos. Ajudamos professores a incorporar a IA em suas práticas pedagógicas, desenvolvendo aulas mais ricas e criativas, e orientamos estudantes a usar a IA para estudar de forma autônoma e envolvente, elevando a qualidade da educação”, enfatiza Alexandre Rodrigues.
Além de apresentar soluções inovadoras, a pesquisa oferece estratégias para a criação de materiais adaptados a estudantes com deficiência ou dificuldades de leitura, promovendo maior equidade no acesso ao conhecimento.
Com a expectativa alta para a premiação, Thiago e Alexandre já se destacam como referências na integração da inteligência artificial ao ensino. Representando Itabirito, eles consolidam sua contribuição para a formação de uma nova geração de educadores e alunos preparados para a era digital.
A cerimônia de entrega está marcada para 7 de maio de 2025, durante o 30º Congresso Internacional de Educação a Distância, em Curitiba, no Paraná.
O evento reunirá educadores, pesquisadores e gestores de todo o Brasil para debater o futuro da educação.