TFB realiza palestras de conscientização para mulheres sobre cânceres, em São Gonçalo do Bação  
Momentos do evento de prevenção realizado em São Gonçalo do Bação - Fotos: TFB
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O Terminal Ferroviário de Bação (TFB) se uniu mais uma vez à campanha nacional “Outubro Rosa” e promoveu palestra sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.

O evento, que aconteceu em 26/10 no Espaço TFB, em São Gonçalo do Bação, contou com a presença de dezenas de mulheres das comunidades do entorno.

Alinhado ao tema da campanha de 2024, do Ministério da Saúde: “Mulher: seu corpo, sua vida”, a oportunidade abordou sobre a importância do diagnóstico precoce, da solidariedade e da união no combate a essas doenças. 

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi o depoimento da psicóloga social Alexandra de Cássia Morais. Alexandra relatou a perda precoce de sua irmã, diagnostica com câncer de mama antes dos 30 anos e que faleceu aos 38 anos.

“Minha irmã foi exposta com câncer de mama antes dos 30 anos e, infelizmente, faleceu aos 38”, revelou Alexandra, emocionada. Ela também destacou o fator genético, lembrando que uma tia já havia falecido pela mesma doença, o que serviu como alerta para outras mulheres da família. “O fator genético deve ser observado. Fazemos exames preventivos regularmente”, completou, ressaltando a importância de manter a atenção ao histórico familiar para garantir diagnósticos precoces e uma possível maior chance de cura.

História de vida em nome da prevenção – Foto: TFB

Joana Toledo, psicóloga e mentora de líderes da Pulse, empresa de formação em liderança e recursos humanos, foi uma das palestrantes. Ela ressaltou o autocuidado feminino e a importância da prevenção do câncer de mama. “Esse câncer atinge 43% das mulheres e apenas 1% dos homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – Inca, o Brasil deve registrar 74 mil novos casos da doença em 2025”, informou Joana, destacando o papel crucial da prevenção.

A enfermeira Laura Elisa Silva orientou as participantes sobre o autoexame das mamas e explicou os principais fatores de risco da doença, como exposição excessiva à radiação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, histórico genético, obesidade, menstruação precoce e menopausa tardia. Laura também enfatizou a importância de um estilo de vida saudável e de realizar exames preventivos periodicamente. Laura frisou também que as práticas preventivas podem ajudar a reduzir os riscos e incentivou o grupo de mulheres a adotar rotinas de cuidados com a saúde.

TFB reúne mulheres no distrito de Itabirito – Foto: Divulgação

Alice Reis, gerente de Relacionamento com a Comunidade do TFB, reforçou a relevância da campanha para a educação sobre a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, destacando que iniciativas como essa fortalecem a conscientização e o autocuidado. “Que esse momento agradável que tivemos na manhã de sábado sirva como um lembrete para cuidarmos de nós mesmas durante todos os meses do ano!”, enfatizou Alice.

“A participação do TFB na campanha Outubro Rosa, pelo segundo ano, faz parte de um esforço contínuo de conscientização sobre a saúde, lembrando a todas que a prevenção é a chave para a luta contra o câncer de mama e de colo do útero”, informou o TFB.

Prevenção foi um dos temas do evento – Foto: TFB
Compartilhe: