Neste sábado (08/7), foi ao ar a reportagem do Terra de Minas, da TV Globo, sobre as belezas de Itabirito (Região Central de Minas). O programa narra a história do município e aborda as belezas naturais que cercam a cidade, como a Serra do Espinhaço e do Gandarela. Além disso, é apresentado a Cachoeira da Chica Dona. Uma atração para todos que querem dar um mergulho e renovar as energias nas quedas d’água.
Além das belezas naturais, o programa conta um pouco da história de um importante distrito de Itabirito: Acuruí. A região surgiu no século XVII após colonos e imigrantes saírem de seus países para a corrida pelo ouro no território. Foi um momento importante para a Acuruí pelas construções de igrejas e estalagens.
A história de Itabirito
Esse ano Itabirito completa 100 anos. A emancipação política de Ouro Preto foi logo no começo do século XX, em 1923, quando a cidade estava se desenvolvendo bastante e começou a atividade mineradora voltada para o ferro. Uma importante atribuição econômica para o município.
Porém, a história de Itabirito é mais antiga que a emancipação da cidade. Em 1709, a procura da busca do ouro, o vilarejo “Arraial de Nossa Senhora da Boa Viagem de Itabira do Rio de Janeiro” é fundado e daí em diante a cidade passa por diversas transformações. Primeiro a mudança no seu nome para “Itabira do Campo” e em 1752 virar distrito de Vila Rica, antigo nome de Ouro Preto. E, somente no final do século XVIII, surge a ideia de homenagear uma rocha rica na região, o Itabirito.
Os encantos da cidade
As igrejas são importantes espaços em cidades históricas, que atraem pessoas de todo o mundo. No centro histórico de Itabirito, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem tem pinturas, como a de Maria, feita na época de 1710. A Igreja passou por um processo de restauração e hoje os turistas podem visitar o templo e apreciar os encantadores desenhos em seu interior.
O Padre Miguel Angelo, que foi quem apresentou a Igreja para a equipe da Rede Globo, falou de uma estratégia para a preservação da história de Itabirito. Foram colocadas várias caixas ao redor da cidade como uma forma de “cápsula do tempo” onde os habitantes colocam algumas mensagens dentro da caixa que será aberta somente em 2073. Uma forma de conectar a geração de hoje com a do futuro.
Leia também: Itabirito: produtores rurais que recebem para preservar nascentes são assunto do Jornal Hoje
Atualmente, Itabirito está se tornando uma importante região de plantações de oliva, para a produção de azeite. No programa, é mostrado o cultivo do Edilson Correa de Moura, que é um dos produtores da região. Para acompanhar o azeite de oliva, o Terra de Minas traz uma deliciosa receita de pão com ervas, CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO A RECEITA.
E para acompanhar a reportagem completa, CLIQUE AQUI.