Compartilhe:

ERRATA: nas redes sociais o Radar Geral divulgou o seguinte título para esta matéria: “SNT em Itabirito: aviso para quem estaciona em vagas especiais, e diz: “é só 1 min!” (…). Contudo, o correto no caso é não colocar a vírgula. O erro foi corrigido no site.

Os que estacionam seus carros em vagas para pessoas com deficiência ou reservadas a idosos (as chamadas vagas especiais) sem ter o direito, as desculpas, na maioria das vezes, são: “é só um minuto!”, “é rapidinho!”, “só vou pegar uma coisinha!”, “foi a única vaga que eu encontrei” etc. Definitivamente, o infrator sabe que essas desculpas em nada diminui a gravidade do erro. E caso seja flagrado pela Guarda Civil Municipal (GM), situação que muito acontece em Itabirito (MG), as desculpas não o livrarão de perder sete pontos na carteira e de levar multa de R$ 293,47, além de correr o risco de ter o carro rebocado (e arcar com mais custos).

Faixas chamam atenção para aquilo que todo motorista sabe, mas, muitas vezes, opta por fazer o errado. Foto – Radar Geral

Tendo como base as costumeiras desculpas, a GM itabiritense colocou cadeiras de rodas em vagas especiais e em vagas comuns. Em um papel colado na cadeira, foram afixadas as famosas desculpas. A ideia foi baseada em ações similares feitas por GMs de grandes cidades.

O objetivo é incentivar a reflexão e reforçar a mensagem de que não há qualquer desculpa razoável para ocupar essas vagas sem estar autorizado (com credencial obrigatória, um idoso ou deficiente ao volante ou como passageiro).

Durante a atividade, que aconteceu neste sábado (19), das 6h às 14h, quando chegava um idoso ou deficiente autorizado, a vaga especial era liberada por um guarda.

A ação em Itabirito faz parte de um conjunto de atividades que estão sendo desenvolvidas pela GM na Semana Nacional do Trânsito (SNT), que começou nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 25.

Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Este ano, o tema da SNT é “Perceba o risco, proteja a vida”.

Em Itabirito, o foco é chamar atenção para os problemas de trânsito dentro do município.

Temas campeões de multas em Itabirito

Respondendo a questionamentos do Radar Geral, a GM informou que dirigir usando o celular e sem cinto de segurança, bem como parar ou estacionar em vagas especiais (que incluem pontos de “carga e descarga”) são atitudes rotineiras que geram multas diariamente.

Durante a SNT em Itabirito, estão previstas distribuição de material educativo nas ruas e orientações por meio de conversas principalmente com os motoristas.

Faixa de pano chama a atenção para a faixa de pedestres. Foto- Radar Geral

O corpo a corpo com a população está sendo coordenado pelo Centro Integrado de Segurança e Trânsito da GM.

As palestras educativas feitas pela GM que se davam em outros anos, em empresas e escolas, por causa da pandemia, não acontecerão.

Ainda dentro da ideia de conscientização, faixas de pano com dizeres que têm a ver com a SNT foram colocadas próximas a vagas especiais e a faixas de pedestre, chamando a atenção para a importância de se respeitá-las.

Em tempo: a credencial para usar vagas especiais deve ser retirada na Prefeitura.

Veja a seguir mais fotos da campanha da SNT feita em Itabirito neste sábado:

Compartilhe: