São Gonçalo e Córrego do Bação: TFB apoia festas do Dia das Crianças e Caminhada do Outubro Rosa
Caminhada do Outubro Rosa. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em outubro, na região do Bação, em Itabirito (Região Central de Minas), a população participou de ações promovidas pelo Grupo Renova São Gonçalo, que tiveram apoio do Terminal Ferroviário de Bação (TFB).

Trata-se de festas alusivas ao Dia das Crianças e ações que alertaram sobre a importância do cuidado para se evitar o câncer de mama, em razão do Outubro Rosa.

Crianças

Nos dias 12 e 13, para comemorar a data da criançada, o TFB apoiou dois eventos: um no Córrego do Bação e outro em São Gonçalo do Bação – que contaram com a participação de mais de 150 crianças.

O evento do Córrego contou com a parceria da Associação dos Moradores do Córrego do Bação.

“As festas foram repletas de atividades lúdicas e recreativas. Teve cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, futebol de sabão, touro mecânico, rapel, pintura facial e até uma ducha refrescante para aliviar o calor”, informou a empresa.

Uma das atividades foi a oficina de suculentas, na qual as crianças puderam aprender sobre botânica e jardinagem. Com o auxílio dos monitores, elas pintaram seus próprios vasinhos, mexeram na terra e plantaram a muda escolhida para enfeitar suas casas. No encerramento da festa, as crianças ainda receberam diversos brinquedos.

Foram distribuídas ainda guloseimas preparadas na hora, incluindo pipoca, cachorro-quente e algodão-doce, além de refrigerante.

“A participação do TFB em eventos assim busca aproximar o empreendimento da comunidade local, proporcionando momentos de lazer e cultura. Além disso, promovemos oficina de educação ambiental para desenvolver as boas práticas que visam a preservação do meio ambiente”, afirmou a engenheira ambiental do Terminal, Kézia Martins.

“Foi muito maravilhoso. Precisamos desse tipo de incentivo, que aproxima mais a comunidade e a deixa mais unida e fortalecida”, disse Adriana Alves, moradora de São Gonçalo.

Outubro Rosa

No dia 22 de outubro, também com apoio do TFB, foi realizada a 1ª Caminhada Outubro Rosa de São Gonçalo do Bação. A ação reuniu diversas pessoas.

Caminhada em alusão ao Outubro Rosa – Foto: TFB

Também participaram do evento o Instituto Florescer e a Flapa.

“A caminhada teve objetivo de disseminar informações sobre a importância da detecção precoce e oferecer apoio às mulheres em tratamento. A conscientização começou na comunidade do Mangue Seco, onde moradores locais e visitantes se reuniram para dar início à caminhada. O trajeto levou os participantes até a Igreja de São Gonçalo e terminou no Restaurante da Nair”, informou o TFB.

Houve ainda a atuação do Ministério Ad Missão, que despertou a atenção do público com melodias e mensagens inspiradoras. Outra participação foi da psicanalista, sexóloga, presidente do Instituto Florescer e pastora, Damares Martins, que ministrou uma palestra.

Teve ainda uma “rua de lazer”, que ofereceu momentos de descontração e interação entre os participantes e suas famílias, além de um almoço.

A mobilizadora e fundadora do Grupo Renova São Gonçalo, Marilia Juliana, afirmou que as atividades do Dia das Crianças e em alusão ao Outubro Rosa marcaram uma nova fase do projeto Renova São Gonçalo. “O Renova São Gonçalo vem para impulsionar, valorizar e unir as pessoas da nossa comunidade. Ações como essas, apoiadas pelo TFB, despertam um novo olhar para quem mora aqui. Nosso grupo ouve, respeita e compartilha. Amamos cada um da comunidade e acreditamos no desenvolvimento de todos. O TFB tem nos ajudado muito nessas ações e é um grande parceiro”, disse ela.

Veja fotos relacionadas aos eventos citados. Crédito: TFB

Missão da empresa

“Desenvolvimento responsável e sustentável, com foco na promoção das pessoas e no apoio de ações que geram valor social e ambiental. Essa é a missão do Terminal Ferroviário de Bação – TFB, um empreendimento de logística, privado, criado para fomentar e facilitar o transporte de cargas sólidas a granel pela Ferrovia MRS Logísticas S.A.”, garantiu o TFB.

A empresa ainda salientou que, atualmente, as práticas de ESG são cada vez mais exigidas. Tal sigla vem do inglês: Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G).

Por isso, ainda segundo a empresa, “a modalidade de transporte ferroviário se alinha com práticas ecologicamente corretas, uma vez que é menos poluente, consome menos recursos naturais e é muito mais satisfatória energeticamente, além de ser extremamente segura”.

A empresa continuou: “O principal função do TFB é viabilizar o uso da ferrovia, presente no distrito há cerca de 40 anos e no município há mais de 100 anos, mas mesmo antes do início de suas operações, o TFB tem buscado fortalecer os laços com a comunidade ao seu entorno, desenvolvendo e promovendo o diálogo e ações sociais. A empresa visa entender as necessidades locais e assim, promover ações de responsabilidade social, estabelecer uma relação profícua, verdadeira e transparente”.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.