São Gonçalo do Bação celebra Nossa Senhora da Saúde ao som da Banda Santa Cecília
Banda Velha em São Gonçalo do Bação - Fotos: Divugação
Compartilhe:

ITABIRITO (MG) – A comunidade de São Gonçalo do Bação viveu momentos de fé e união durante o Tríduo Preparatório em louvor a Nossa Senhora da Saúde. A celebração oficial é em 15/11, conforme o calendário da Igreja Católica. Já em São Gonçalo aconteceu entre 14 e 17/11.

Durante os quatro dias de celebrações, a programação incluiu terço comunitário na residência de um casal de moradores, procissão com o estandarte de Nossa Senhora da Saúde, terço das mulheres e dos homens e celebrações eucarísticas na Igreja Matriz do distrito.

Corporação Musical Santa Cecília em celebração a Nossa Senhora da Saúde

Um dos destaques foi a participação da Corporação Musical Santa Cecília, de Itabirito, patrocinada pelo Terminal Ferroviário de Bação – TFB.

Foi no sábado, dia 16, que a banda tocou no momento dedicado à consagração do vinho e do pão e, ao final da celebração da missa, proporcionou momentos de emoção e alegria aos fiéis e convidados.

A Santa Cecília, mais conhecida em Itabirito como Banda Velha, foi fundada em 1º. de janeiro de 1896. Ela possui uma banda com 55 músicos, um coral com 30 participantes e um conjunto de seresta; tem ainda uma escola de música com ensino gratuito para toda comunidade itabiritense, incluindo crianças a partir de 7 anos.

“O apoio do TFB reforça o compromisso da empresa com a valorização das tradições culturais e religiosas locais”, informou a empresa.

“Estamos honrados em contribuir para esse evento tão significativo para a comunidade de São Gonçalo do Bação. A música e a devoção caminham juntas para fortalecer a fé e os laços entre os moradores”, disse Alice Reis, gerente de Relacionamento com a Comunidade do TFB.

SOBRE A SANTA:

No século XVI durante a “peste negra”, os hospitais da Europa ficaram lotados. Não havia onde colocar tantos doentes. Muitos morreram. O povo de Portugal, em desespero, organizou várias missas e procissões com a imagem de Nossa Senhora durante meses. Perto da igreja da cidade de Sacavém, os coveiros tiveram que abrir muitas covas para enterrar as pessoas que morreram por causa da peste. E aconteceu que, ao abrirem uma cova, pequena imagem de Nossa Senhora foi encontrada. Todos viram o fato como um milagre e começaram a rezar e fazer procissões pedindo o fim da peste. No ano seguinte, as mortes foram diminuindo. A população, então, escolheu o dia 20 de abril para comemorar o fim da grande peste, e com uma grande procissão, escolheram o nome de “Nossa Senhora da Saúde” para agradecer a ajuda de Maria Santíssima. Foto – Reprodução
Compartilhe: