Com o objetivo de homenagear personalidades que marcaram época no município, a Prefeitura de Itabirito realizou no último domingo (3/4), a solenidade de entrega de medalha de honra ao mérito Coronel Alves. A cerimônia aconteceu no Espaço de eventos Maranata, no bairro Itaubira, e contou com a participação de autoridades municipais, homenageados e seus convidados.
O prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) ressaltou a importância de valorizar pessoas que foram fundamentais na história de Itabirito. “Essa medalha representa toda a nossa cidade, além de ser uma forma de homenagear os itabiritenses. Temos quase 100 anos de história e, neste período, conhecemos muitas pessoas que promoveram o bem. Algumas delas estão sendo homenageadas aqui”.
“Estamos prestando uma homenagem a pessoas que possuem história no nosso município. As pessoas que estão sendo agraciadas com essa medalha são pessoas de sabedoria e história. Parabéns aos honrados por toda a trajetória na nossa cidade”, destacou o vice-prefeito, Dr. Elio da Mata.
Homenageados
Para os agraciados, a cerimônia representou um momento histórico de muita importância. “Agradeço a todos pela homenagem. Tenho as minhas raízes aqui em Itabirito e graças a meus pais aprendi o valor da nossa cidade e das nossas crenças”, enfatizou a ex-vereadora Olimpia Martins Paranhos, mais conhecida como Pipita, homenageada com a medalha.
Também condecorado, o padre Miguel Ângelo Fiorillo fez questão de valorizar a participação ativa de todos os homenageados na história de Itabirito. “Saúdo os representantes do Poder Executivo municipal e parabenizo os organizadores pela cerimônia. É uma data muito importante para todos nós. É o momento de celebrar pessoas de diversos matizes que prestaram serviços importantes para Itabirito”.
A honraria leva o nome do primeiro prefeito da história de Itabirito, Coronel Alves, protagonista das articulações que resultaram, em 1923, na emancipação política do município, anteriormente distrito de Ouro Preto.
Lista de agraciados:
Dr. Israel Carone Rachid.
Emílio Faustino Nolasco.
Iris Mary Felicíssimo Chaves Mesquita.
José Gonçalo Rosendo.
Luiz Carlos Farid Rahme.
Maestro José Vieira.
Maria das Graças de Jesus.
Olimpia Martins Paranhos.
Padre Miguel Ângelo Fiorillo.
Rosa Maria de Oliveira Martins Batista.