Rua Belo Horizonte, não atingida diretamente, ficou como se fosse estrada de terra por causa da movimentação de caminhões com materiais retirados da enchente. Fotos - Redes sociais
Compartilhe:

Além da lama tomar conta do centro de Itabirito, outros bairros também estão sofrendo impactos com o processo de limpeza na cidade. De acordo com os moradores do bairro de Lourdes e de parte do Centro não afetada, os caminhões da Prefeitura estão passando pela Rua Belo Horizonte, derramando sujeira. O local é rota para várias localidades.

Um morador, que preferiu não se identificar, tirou fotos da rua para mostrar a situação no local. “Veículos e pedestres precisam enfrentar o lodaçal deixado pelos responsáveis pela limpeza da cidade”, disse.

Outro ponto levantado pelo morador é a questão da poeira. Como muitos caminhões estão passando pela rua, as residências estão ficando tomadas pela sujeira. “Compreendo a situação delicada de nossa cidade. O único pedido feito à administração municipal, pelos residentes da rua, foi a disponibilização regular de caminhões-pipa para limpeza da rua. Pedido este muito mal atendido, tendo o pipa passado uma única vez, correndo, deixando mais sujeira do que lavando”, disse.

Resposta do prefeito

Ontem (12), em uma live transmitida pelo Facebook, o prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), comentou a questão. “Para os caminhões saírem até os aterros, eles têm que levar o material. Não dá para colocar calda dentro do caminhão. Não dá para ensacar esse material. Se você vai com ele molhado, ele vai cair pela tampa da caçamba e vai sujar. Nós temos que vir com pipa lavando. Então existem muitas dificuldades neste processo”, disse.

O prefeito também explicou que, por causa da interdição nas estradas, o material coletado está sendo colocado na área do Julifest. Depois, assim que as rodovias estiverem liberadas e seguras, ele será levado para o aterro. Orlando também comentou sobre as imagens que são divulgadas pelas redes sociais. “Às vezes é muito fácil uma ou outra pessoa ir pra rua fazer uma filmagem, falando que não tem isso e aquilo. Acho que ele precisa de mais coragem para colocar o pé e a mão na massa que ficar filmando e denegrindo toda essa estrutura e todas as pessoas que estão trabalhando. Porque é um esforço muito grande”, comentou.

Sobre a questão dos caminhões-pipa, o secretário de Obras, Geraldo Magela Torres, explicou que, devido às chuvas, houve problemas com o abastecimento de água dos caminhões. Contudo, a situação já está sendo normalizada. “Nós estamos trabalhando intensamente para minimizar os prejuízos da cidade e retomar a situação normal”, afirmou.

Atualização da matéria às 10h de 13/1/2022: segundo moradores, aparentemente, parte dos veículos pesados foi desviada para o trecho onde ficava a antiga linha férrea, ao lado da Rua Belo Horizonte.

Compartilhe: