Em Minas Gerais, principalmente na madrugada de Natal (25/12), foram mais de 2 mil chamados para a Polícia Militar (PM) coibir eventos ilegais que recebem o nome de “rolezinhos do grau”. Em Itabirito (na Região Central de Minas), atendendo a chamados semelhantes da população, os militares também atuaram.
“Rolezinho do grau” são encontros de motociclistas em que não faltam algazarra e malabarismos em uma roda. Os atos perturbam a sociedade e colocam em risco vidas. E, é claro, vão contra o Código de Trânsito Brasileiro.
No município itabiritense, foram removidas, ao todo, oito motocicletas. A maioria das remoções se deu na madrugada de Natal, mas houve outras que aconteceram na noite de 24/12.
As motos foram pegas nos seguintes locais: Rua Domingos Santos, bairro Novo Horizonte; Rua Alto do Espelho, bairro Padre Adelmo; Rua José Farid Rahme e Rua Alcides Domingos, bairro Padre Eustáquio; Rua da Carioca, bairro Santa Rita; Avenida José Farid Rahme; e Rua Engenheiro Simão Lacerda.
Na avenida e na última rua citada, o Radar não conseguiu saber em qual bairro exatamente as motos foram abordadas pela PM. Isso porque tanto esta rua quanto a avenida “passam” por mais de um bairro.
Ainda em Itabirito, por participação em rolezinhos e por irregularidades nas motos, 20 multas foram aplicadas.
“As intervenções foram específicas a fim de evitar fugas descontroladas desses criminosos, que colocam em risco a vida de pedestres e podem causar danos a imóveis e estruturas próximas às vias públicas”, disse o comandante da PM em Itabirito, tenente Veríssimo.