Mauro Tramonte e uma das cachoeiras de Acuruí - Foto: Reprodução
Compartilhe:

Nesta quinta-feira (23/3), foi apresentado no quadro “Achamos em Minas”, do programa Balanço Geral (da Record TV), o distrito de Acuruí, em Itabirito (Região Central de Minas Gerais).

O local encanta pela simplicidade e pela beleza da natureza que rodeia todo o distrito, com cachoeiras, por exemplo, além da produção de azeite. Tem cerca de 500 habitantes e está localizado a aproximadamente 80 km de Belo Horizonte.

Acuruí visto de cima – Imagem: Reprodução – Record TV

Ao redor do distrito, os turistas têm mais de 50 opções de cachoeiras para tomar um banho, tendo desde cachoeiras que chegam de carro e outras que precisam caminhar até 16 km.

Além das quedas d’água, o vilarejo também conta com um olival famoso pela região onde é produzido azeite, azeitona e também quitutes, como doce de leite, iogurte e queijo.

Plantação de azeitonas chama a atenção dos turistas – Foto: Reprodução – Record TV
História

O local foi fundado em 1718 com o nome Rio de Pedra, que é o significado de Acuruí.

Por estar entre a capital mineira e uma das cidades mais turísticas do país, Ouro Preto, Acuruí durante muito tempo foi “deixado de lado” e acabou ficando escondida dos turistas. Porém, nos últimos anos, o distrito vem recebendo diversos visitantes que se encantam com o local.

Devido ao crescimento de turistas nos últimos tempos, a Associação Comunitária dos Moradores criou a Rota turística Jaguara, que busca fortalecer e organizar o turismo de Acuruí, investindo em hotéis, pousadas, restaurantes e lojas.

A moradora nativa Acuruí Sirlei Pena foi entrevistada. Ela disse que o distrito tem programa pra todo tipo de turista. “Tem turista pra ficar em casa, para se banhar nas águas, para fazer caminhadas e trilhas, para brincar no parque, pra jogar bola”, disse ela.

Assista Acuruí na Record, CLICANDO AQUI.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.