Radar sendo instalado na descida da Serra da Santa, BR-356, Itabirito (MG). Foto enviada ao Radar Geral por internauta
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Matéria atualizada às 17h58, de 11/5/2022, com as considerações do Dnit.

Nesta quarta-feira (11/5), um internauta flagrou (veja foto acima) a recolocação de um radar, no km 45, na Serra da Santa, em Itabirito (Região Central de Minas).

A Guarda Civil Municipal (GM) salientou que o aparelho será instalado no mesmo local em que antes havia um radar. A intenção será controlar a velocidade dos veículos que descem a BR, sentido Itabirito.

Segundo a GM de Itabirito, um radar deve ser instalado também em Ouro Preto, nas proximidades da entrada para Lavras Novas. “Mas de imediato será recolocado somente em Itabirito”, disse a comandante GM Fernanda.   

Faz falta

A retirada dos radares da 356 tem sido alvo de reclamações por parte de moradores locais. Isso porque o trecho entre BH e Mariana (que engloba Itabirito e Ouro Preto) é extremamente perigoso e há graves acidentes, muitos deles provocados por excesso de velocidade.

Resposta do Dnit

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) respondeu aos questionamentos feitos pelo Radar Geral a respeito do assunto. Leia a seguir a nota do Dnit enviada à reportagem:

Informamos que o Dnit está cumprindo o acordo judicial, homologado em julho de 2019 pela Justiça Federal, para a instalação de radares eletrônicos em todo o território nacional, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’.

Os equipamentos são instalados após a aprovação dos projetos e, depois da instalação, passam por aferição do Inmetro. Somente após essas etapas, iniciam a operação, efetivamente. Informações sobre os equipamentos em operação podem ser obtidas no link abaixo, destacando MG:   

https://servicos.dnit.gov.br/multas/informacoes/equipamentos-fiscalizacao?uf=MG

Os equipamentos de velocidade em questão são os seguintes: 

BR-116 – velocidade regulamentada 60 km/h 

BR-356 – velocidade regulamentada 40 km/h. 

Ambos estão em processo de implantação de equipamentos. Concluída a instalação, serão aferidos pelo Inmetro para posterior início de operação. 

O objetivo é a redução da velocidade no local e consequente redução dos acidentes”. 

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