Região de Saboeiro e Ribeirão do Eixo (à esquerda) e região do Marzagão. Fotos - Divulgação - Dezembro de 2021
Compartilhe:

O Radar Geral procurou a Prefeitura de Itabirito (MG) para saber a quantas andam a perspectiva de pavimentação de ruas e estradas de localidades fora do distrito sede. Trata-se de regiões, muitas vezes, chamadas de zona rural.

A intenção é saber a respeito dessa perspectiva em locais ainda não pavimentados em São Gonçalo do Bação, Ribeirão do Eixo, Saboeiro, Córrego do Bação, Macedo, Teixeiras e região de Acuruí.

Para se ter uma ideia de parte da situação, houve na última quinta-feira (16/12), interdição (que dura até hoje) da estrada que liga Itabirito a Ribeirão do Eixo, “passando pelo Córrego do Bação, Macedo, descendo a serra de Ribeirão do Eixo”, informou a Defesa Civil.

O motivo foi o grande volume de chuvas que tem caído em Itabirito. Uma parte da estrada chegou a desmoronar. Os moradores não ficaram ilhados porque há outra estrada passando por Teixeiras (estrada de São Gonçalo do Bação). A previsão, segundo a Defesa Civil, é que o problema seja sanado na semana que vem.

Parte da estrada desmoronou na estrada que liga Itabirito a Ribeirão do Eixo. Foto – Defesa Civil de Itabirito

Marzagão

Indicações foram feitas pelo vereador de Itabirito Daniel Sudano (Cidadania) para que a Prefeitura de Itabirito tome providências da mesma forma que se empenhou, neste ano, pela pavimentação da MG-30 – de acesso ao bairro Marzagão: um sonho, que por anos permeou os anseios não somente do povo do Marzagão, mas de toda Itabirito.

Pavimentação feita na MG-30, que liga Itabirito (sede) ao bairro Marzagão. Foto – Prefeitura de Itabirito

Contudo, não basta contemplar o trecho da MG-030 para se fazer um programa de pavimentação considerado eficiente. O vereador de Itabirito cita como exemplos obras feitas em Engenheiro Correia (distrito de Ouro Preto) – onde, recentemente, a Prefeitura ouro-pretana pavimentou as ruas da Estação, Dicionário e do Beco. Já para meados de janeiro do ano que vem, segundo a administração ouro-pretana, serão pavimentadas, na localidade, as ruas Capela São José (rua da Capelinha), Rita de Paula e Francisco Alves, com perspectiva de conclusão em um mês. “Realizações que a população de Engenheiro Correia esperou por mais de 10 anos”, salientou a administração da cidade histórica.

Cerca de 20 famílias de Engenheiro Correia foram beneficiadas pelas ruas já pavimentadas. Quanto às ruas com pavimentação a serem iniciadas em janeiro, mais de 50 famílias serão beneficiadas.

Pavimentação em Engenheiro Correia, Ouro Preto. Foto – Divulgação

Escolas

“As minhas reivindicações têm respaldo nos anseios da população de Itabirito. A intenção é trazer acessibilidade para os distritos e áreas rurais. Há dificuldade, por exemplo, para que os alunos tenham acesso às escolas em épocas em chuvas”, disse o vereador, que também é professor.

Segundo Sudano, existe intenção de a Prefeitura de Itabirito atender a várias localidades no ano que vem. Em nota, o Município itabiritense, sem especificar datas, confirmou, pelo menos, parte das informações dadas pelo vereador ao Radar Geral. A Prefeitura mencionou “melhorias”, mas não usou a palavra “pavimentação”.

Leia a nota da Prefeitura de Itabirito na íntegra:

“A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, esclarece que encontra-se em estudo melhorias visando as estradas rurais das localidades de Ribeirão do Eixo, São Gonçalo do Bação, Saboeiro, Teixeiras e Macedo.

A Prefeitura reforça, ainda, que na cidade o serviço de manutenção de estradas rurais atua em todas as localidades e distritos, proporcionando vias em plenas condições de uso e tráfego.

Por fim, a Prefeitura ressalta que devido ao período chuvoso, as ações nestas áreas são repensadas a fim de garantir intervenções com maior durabilidade e qualidade, mantendo o bom uso do dinheiro público e o acesso a todas regiões rurais”.

Prefeitura de Ouro Preto

Ao Radar Geral, a Prefeitura de Ouro Preto deu detalhes de obras que foram realizadas recentemente e as que serão iniciadas no ano que vem.

No caso de Engenheiro Correia, está sendo feita somente pavimentação asfáltica. Contudo, dependendo da localidade, pode ser pavimentação de intertravados, bloquetes ou calçamentos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o orçamento para as obras são cerca de R$ 7 milhões.

Veja as obras de pavimentação que serão ou foram realizadas em Ouro Preto na sede e distritos:

Quadro feito pela Prefeitura de Ouro Preto.
Compartilhe: