Mais um passo para a recuperação da cobertura da Casa de Pedra Aredes, em Itabirito. Na última semana, profissionais realizaram uma visita técnica para verificar as etapas das obras.
Já foi realizada a limpeza e a remoção do entulho de dentro e no entorno da ruína. Atualmente, ocorre a elaboração dos complementares para a instalação dos pilares que vão sustentar o telhado.
A fase de execução também está em andamento. Agora, ocorre a implantação das fundações em concreto armado, sem tocar as alvenarias históricas. A obra deverá ser finalizada em janeiro de 2023.
O orçamento para recuperação da cobertura é de aproximadamente R$ 215 mil e será custeado com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Itabirito e a Gerdau Açominas.
O sítio arqueológico
Localizado a 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Sítio Arqueológico de Aredes, em Itabirito, é parte importante da história de Minas Gerais. Composto por três conjuntos de ruínas de uma antiga propriedade, o sítio foi uma grande fazenda de criação de gado e produção de alimentos para Vila Rica.