O projeto Fundação Tênis vai atender 300 alunos, nas cidades de Congonhas, Itabirito e Divinópolis, com o patrocínio da Gerdau – maior empresa brasileira produtora de aço. Para participar, os interessados devem procurar as escolas parceiras ou a secretaria municipal de esportes.
O objetivo do projeto é oportunizar para crianças e adolescentes, por meio da prática do tênis, uma nova perspectiva de vida para um mundo em transformação, a Fundação Tênis é um projeto educacional esportivo que utiliza o tênis como ferramenta para transformação de vidas.
“O projeto é pioneiro em Minas e vai atender centenas de crianças em vulnerabilidade social e de escolas públicas, com idade entre oito e 12 anos, além de dar a eles a oportunidade de aprender um esporte totalmente diferente, que é o tênis”, destaca a especialista em responsabilidade social, Maria Conceição Maciel. “Um outro ponto positivo é oferecer a esses meninos e meninas a prática de um esporte, que é ao mesmo tempo diversão, mas também ensina disciplina e cidadania”, conclui Conceição.
Em Itabirito, as aulas tiveram início na última quarta-feira (26/10) e serão realizadas às segundas e quartas-feiras, de manhã (8h30 e 9h30) e a tarde (13h30 e 14h30), na Quadra Externa do Poliesportivo Pedro Cardoso.
Em Congonhas, as aulas tiveram início na última terça-feira (25/10) e acontecem às terças e quintas-feiras, de manhã (8h30 e 9h30) e a tarde (14h e 15h), no Ginásio Poliesportivo José Jurascélio de Santana e conta com duas escolas municipais parceiras – Escola Municipal Barão de Congonhas e Michael Pereira de Souza, de onde as crianças foram selecionadas.
Já em Divinópolis, as aulas começaram na sexta-feira (28/10) e ocorrem às quartas e sextas-feiras, de manhã (9h e 10h) e a tarde (13h30 e 14h30), no Centro Social Urbano.
Em todas as localidades o projeto é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio das prefeituras.
Para Ana Paula Carola, coordenadora da Fundação Tênis nos núcleos de Minas, é uma oportunidade incrível: “A expectativa está muito alta pelo desenvolvimento das atividades, tanto a equipe, quanto os alunos e os parceiros envolvidos no projeto estão muito felizes. Os alunos das turmas em Congonhas e Itabirito adoraram e vão voltar. Agora, nosso objetivo é preencher as vagas que faltam. Nossa primeira impressão foi ótima de todo o ambiente trabalho e está tudo fluindo muito bem por aqui.
A Fundação Tenis
A Fundação Tênis atua em diferentes locais. Atualmente assiste a mais de 1.500 alunos em 15 núcleos no Brasil, sendo oito no Rio Grande do Sul, seis em São Paulo e um em Santa Catarina. As aulas são ministradas duas vezes por semana, com 50 minutos cada uma. As turmas têm, em média, capacidade para receber até 25 alunos.
Veja abaixo fotos do Projeto Fundação Tênis: