O Complexo do Alto Cristo, em Itabirito (Região Central de Minas) acaba de ganhar uma iluminação especial, que permite que seja visto de vários pontos da cidade durante o dia e à noite. Trata-se de um projeto da Vale. A informação foi divulgada hoje (4/7) pela empresa.
“O Cristo foi um dos cinco pontos turísticos eleitos pela comunidade local, por meio de consulta pública, para receber a iluminação. Também serão iluminados em 2023 a Capela do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, o Conjunto da Estação Ferroviária, a Matriz de Nossa Senhora de Boa Viagem e a Igreja de São Gonçalo do Bação. O objetivo da ação é valorizar ainda mais o patrimônio local, contribuindo também para incentivar o turismo na região”, informou a mineradora.
Além do Cristo, também serão iluminados em 2023 a Capela do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, o Conjunto da Estação Ferroviária, a Matriz de Nossa Senhora de Boa Viagem e a Igreja de São Gonçalo do Bação. Foto: Pedro Gravatá/Divulgação
O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Itabirito, como uma das ações do Plano de Compensação e Desenvolvimento da empresa, construído por meio de participação popular.
Desenvolvimento socioeconômico de Itabirito
Outras entregas estão sendo realizadas pela Vale à população de Itabirito dentro do Plano de Compensação e Desenvolvimento. No mês de junho, a empresa realizou a entrega do vagão ferroviário adaptado que será utilizado para a produção do tradicional pastel de angu.
O município recebeu ainda o Projeto Horizonte, que tem como objetivo estimular a criação e desenvolvimento de negócios inovadores por meio da capacitação de pequenos e novos empreendedores. Outra ação foi o apoio à rede de saúde municipal de Saúde, por meio de doações de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a reforma de ambulâncias.
A Vale concluiu, também, as obras de desassoreamento do rio Itabirito, a revitalização da praça 1º de Maio – com a reforma das fontes e da iluminação -, a reforma de quadras esportivas de escolas municipais, a doação de equipamentos para a Associação de Xadrez do Bairro Praia, que atende adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade, e contribuiu financeiramente para a tradicional Festa do Pastel de Angu e para o Natal Iluminado da cidade.