Formatura do Proerd em Itabirito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – 315 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais participaram na última quarta-feira (15/6) da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O evento foi realizado no anfiteatro do Parque Ecológico. Participaram da formatura estudantes das escolas Guilherme Hallais França, Manoel Salvador de Oliveira, Natália Donada Melillo e Laura Queiroz. Os alunos receberam diplomas de participação no Proerd, além de serem homenageados pela atuação durante o curso.

Segundo a Diretora da Escola Guilherme Hallais França, Terezinha Alves, o Proerd “incentiva e motiva os alunos e os afasta das drogas e de maus hábitos, além de trazer uma vivência significativa para eles”.

Para Rita Ribeiro, mãe da Alice Cristina, aluna da Escola Manoel Salvador de Oliveira, a formação da filha de 10 anos no Proerd foi “muito interessante porque já vai orientando as crianças, em relação ao futuro e a um bom comportamento na juventude”.

E o Josué Alves, pai do Lucas, estudante de 10 anos da Escola Manoel Salvador de Oliveira, afirmou que o Proerd “é muito importante para essas crianças que estão em formação de caráter, para que no futuro, os ensinamentos que aprenderam possam ajudá-las a se tornarem cidadãos de bem, que consigam pensar em ajudar os outros e a ter discernimento entre o que é certo e o que é errado”.

Proerd

O Proerd é um programa social, preventivo e tem como objetivo orientar os estudantes a refletir antes da tomada de decisões, bem como prepará-los para dizer não às drogas, tornando-se multiplicadores das informações recebidas no curso.

O programa é ministrado nas escolas municipais por meio de equipe da Polícia Militar. “A educação é uma aliada na prevenção às drogas. O ambiente escolar deve ser a porta de abertura para discutir o assunto com clareza e acolhimento. As parcerias, assim como esse programa, são fundamentais para formar estudantes conscientes”, destacou a secretária de Educação, Iracema Mapa.

Veja fotos a seguir. Continuação da matéria na sequência. Clique na foto se quiser ampliá-la. Crédito das imagens: Prefeitura e 52º Batalhão

Redação

Durante o evento, foram agraciados com lembrancinhas os alunos que tiveram redações de destaque na conclusão das lições de prevenção ministradas pela soldado Karoline Scarpa Corrêa Pereira. A policial é a nova instrutora do Proerd da 250ª Cia PM, em Itabirito, e aplicou o programa neste 1º semestre.

Já no 2º semestre, o Proerd será aplicado para estudantes do 7º ano do ensino fundamental pelo 2º sargento Marco Aurélio Rodrigues Pereira.

Para a soldado Scarpa, a experiência de ser instrutora do Proerd foi desafiadora e ao mesmo tempo inspiradora. “O desafio está em falar sobre escolhas seguras e responsáveis, sobre as consequências e efeitos do uso de drogas, bebida alcoólica e cigarro. E, falar de forma leve e séria, respeitando o fato de que as aulas são voltadas para crianças e adolescentes. Já a inspiração é por perceber que muitas crianças adoram a Polícia Militar de Minas Gerais e sonham em se tornarem policiais quando crescerem. As crianças tinham muitas curiosidades a respeito do nosso trabalho como policiais militares e participaram ativamente das aulas.”

Segundo o comandante da 250ª Cia, 1º tenente Rafael Cota Veríssimo de Carvalho, a aplicação do Proerd foi muito positiva neste semestre, mais uma vez, em Itabirito. “O Proerd aproxima a Polícia Militar e as famílias, de modo a desenvolver valores e a cultivar a cidadania, para que as crianças e adolescentes possam se tornar adultos cidadãos de bem”, disse Veríssimo.

Compartilhe: