Praça Dr. Guilherme, em Itabirito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Urbanismo, implantou o “Adote uma Praça”, programa com o “objetivo de assegurar a preservação de áreas públicas por meio da participação espontânea de pessoas físicas ou jurídicas”, informou o Município.

A possibilidade de parceria entre a sociedade civil e o poder público é fruto da sanção da Lei Municipal nº 3.507/2021 e abrange espaços como as áreas verdes, parques, áreas de ginástica e lazer, parquinhos infantis, jardins, praças, rotatórias, academias populares, canteiros centrais e pontos turísticos de propriedade do município.

“Os interessados em participar do programa ficam responsáveis pela execução de serviços de conservação e de manutenção dos locais escolhidos, devendo executar serviços como limpeza, controle de ervas daninhas, adubação, irrigação, recuperação da vegetação existente, poda e recuperação do paisagismo”, disse a secretária de Urbanismo, Amanda Santos.

Identificação por meio de placa

A pessoa física, jurídica ou entidade que firmar termo de cooperação recebe o certificado do programa “Adote uma Praça”, emitido pela Secretaria de Urbanismo, e poderá instalar placa, em local previamente definido, com mensagem indicativa da participação, na qual devem constar as informações sobre o cooperante, além dos dados da parceria celebrada com o poder público.

A inscrição no programa “Adote uma Praça” é realizada por meio de protocolo direcionado à Secretaria de Urbanismo. Todas as propostas serão analisadas em 30 dias úteis após a data de protocolo inicial. Mais informações: (31) 3561-4034.

Compartilhe: