Com a finalidade de aprimorar as políticas públicas voltadas para a população LGBTQIAPN+ (lésbicas; gays; bissexuais; transgêneros; queer; intersexuais; assexuais agênero ou arromânticos; pansexuais e polissexuais; não-binarios), a Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas), por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma pesquisa que “visa a promoção da equidade na prestação dos serviços públicos em saúde do município”.
A pesquisa é anônima e foi elaborada por membros do Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.
CLIQUE AQUI para acessar o formulário.
O estudo objetiva a coleta de dados qualitativos que apresentem maior conhecimento das necessidades da população LGBTQIAPN+, a exemplo do comportamento, as necessidades e o acesso ao serviço público em Itabirito.
“Conhecer esse público, saber das reais necessidades deles nos proporciona uma meta de ação eficaz e consistente. As políticas públicas devem ser promovidas para todos e é para isso que trabalhamos, para garantir direitos a quem procura pelo sistema de saúde”, disse a secretária de Saúde, Cleusa Claudino.
Saiba o que significa “LGBTQIAPN+” (fonte: O Globo):
- L — Lésbicas: mulheres que sentem atração sexual e/ou afetiva por outras mulheres.
- G —Gays: homens que sentem atração sexual e/ou afetiva por outros homens.
- B — Bissexuais: pessoas que sentem atração sexual e/ou afetiva por mais de um gênero.
- T — Transgêneros: pessoas que não se identificam com seu gênero biológico e assumem uma identidade diferente de seu nascimento. Nesse grupo estão ainda as travestis, que não se reconhecem no gênero masculino, mas em uma expressão de gênero feminina.
- Q — Queer: identidades e expressões de gênero e sexualidade que não se encaixam nas normas da heteronormatividade (de heterossexualidade ou binarismo de gênero), como drag queens.
- I — Intersexo: pessoas nascidas com características biológicas (genitais, hormônios, etc.) que não se enquadram nas definições típicas de sexo masculino ou feminino.
- A — Assexuais, agênero ou arromânticos: aqueles que não sentem atração sexual por outras pessoas.
- P — Pansexuais e polissexuais: indivíduos que sentem atração sexual e/ou afetiva por outras pessoas, independentemente do gênero ou identidade de gênero.
- N — Não-binários: pessoas que não se identificam com nenhum gênero, ou que se identificam com vários gêneros
- + — O “+” representa outras identidades e orientações sexuais não mencionadas na sigla e gêneros fluidos, reconhecendo a vasta diversidade que existe.