Após a posse do novo presidente da Câmara de Itabirito, Arnaldo Pereira dos Santos (MDB), na manhã da última segunda-feira (3/1), o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania), em entrevista ao Radar Geral, anunciou que serão feitas 95 obras, entre construções, reformas e ampliações, até o fim de seu governo (em 2024), no município itabiritense. Ele falou também a respeito do relacionamento da Prefeitura com a Casa Legislativa Municipal.
Ao pedir ao prefeito que exemplifique algumas dessas obras, Orlando citou:
1- A reforma da área do Julifest. No local, será construído um palco fixo entre outras intervenções.
2- Revitalização do Cine Teatro Pax – o espaço, que já leva o nome da saudosa professora de música Liz Bastos, continuará sendo um “cine teatro”, contudo, reformado.
3- Praça Centenária – O casarão, em frente ao Fórum, está em processo de aquisição pela Prefeitura. “A ideia é colocar os bustos dos prefeitos e contar parte da história de cada um deles”, disse Orlando. Segundo o chefe do Executivo, a grande área verde do terreno será preservada para ser usada em atividades pela população. A previsão desta obra é para, no máximo, o começo de 2023.
“Já temos um orçamento mais encorpado e já temos projetado muitas obras, muitas reformas e transformação de nossa cidade em todos os sentidos”, disse o prefeito.
O orçamento deste ano está previsto em cerca de R$ 614 milhões. No ano passado, foram pouco mais de R$ 448 milhões. Isso porque há previsão de aumento de arrecadação para este ano.
Saae
O prefeito falou também em dar “grande valor ao Saae”. “Para que a gente possa fazer obras contundentes, que nos tire de situação de conflito, como se deu em anos anteriores, no que diz respeito às inundações. Nós felizmente ainda não tivemos nenhum transtorno. Foram coisas simples que aconteceram no município, mas a gente tem que se preocupar com as nossas drenagens, infraestrutura e com nosso pavimento”, disse Orlando.
O chefe do Executivo citou ainda como vantagem para o município a aquisição de imóveis. “Estamos desonerando a Prefeitura dos aluguéis, transformando os locais alugados em próprios, dando assim, inclusive, ao funcionário mais envergadura, mais disposição para atuar na promoção do serviço público de nossa cidade”, acredita.
Quando o assunto é o vencimento dos servidores, o prefeito ratificou os 22% de reajuste em janeiro e mais 8% em março. “Esses reajustes já foram aprovados pela Câmara (…). Não foi possível dar as correções por causa da lei federal, mas este ano, nós daremos”, afirmou.
Relacionamento com a Câmara
“Eu não vejo dificuldades no relacionamento da Prefeitura com a Câmara. O que nós temos que ter é um entendimento entre o Executivo e Legislativo, mostrando pontualmente quais são os projetos de lei (PLs) e entendendo também os PLs quando vêm da Câmara. Todos eles devem ser analisados conforme a Constituição (…). O diálogo, a interação e a compressão entre os poderes são a coisa mais importante para que a gente possa ter condução dos trabalhos, tanto do Legislativo quanto do Executivo. Com o Léo (do Social – presidente em 2021) foi assim. E com Arnaldo, a gente espera que, com experiência e sabedoria que ele tem, nós possamos conduzir todos os trabalhos em prol de Itabirito, principalmente em benefício das pessoas que mais necessitam”, afirmou o prefeito.