Praça do Centenário, Itabirito: péssimo lugar para usar maconha; GM leva 2 usuários para assinarem TCO
A apreensão na Praça do Centenário - Foto: GM de Itabirito
970x250
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Praça do Centenário, em Itabirito (MG). Local que para alguns (desavizados) seria propício para o uso de entorpecentes. “Seria”, mas não é. A Guarda Civil Municipal (GM) está com base e ponto fixo nessa praça e, por meio de câmeras e presença ostensiva 24h, está de olho em qualquer movimentação no local.

Na tarde de hoje (21/8), dois sujeitos foram pegos usando maconha na Centenário e acabaram sendo detidos pela GM e encaminhados ao Quartel da Polícia Militar (PM) para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) – registro para infração de menor potencial ofensivo.

Do Quartel, os usuários já saem com data marcada para dar explicação ao juiz.

A OCORRÊNCIA

No local, a guarnição da Base Móvel percebeu quatro indivíduos em atitude suspeita – fumando cigarro com cheiro de maconha. Eles tentaram fugiram em duplas, indo para lados opostos. Dois deles foram interceptados pelos agentes. A outra dupla evadiu.

Durante busca pessoal, numa pochete, que estava na cintura de um deles, foi encontrado um invólucro com maconha, duas embalagens com papel utilizado para confecção de cigarros e isqueiro. Já com o outro, nada de ilícito foi encontrado. Indagado o motivo de estarem juntos, este respondeu que iriam fazer uso do entorpecente.

Foi dada voz de prisão em flagrante delito aos dois por porte de maconha. Não foram necessárias algemas.

DE OLHO NA PRAÇA

Tendo em vista casos recentes de violência contra jovens, depredação do patrimônio e uso de drogas, a segurança foi intensificada sobremaneira na Centenário e no entorno – o que vale também para as praças São Sebastião e da Estação.

Que fique claro: STF decidiu que comprar, guardar, transportar ou portar maconha para consumo pessoal não é mais crime. Contudo, o uso de maconha continua sendo ilegal e a droga não pode ser consumida em local público. A diferença é que, a partir de agora, quem for flagrado com maconha não vai ser punido criminalmente. Ou seja, o usuário não será alvo de inquérito policial e nem será fichado. Pode, no entanto, ser punido com advertência e medida educativa.

Compartilhe: