Itabirito (Região Central de Minas) – Em nota enviada a imprensa nesta quinta-feira (23/2), a Polícia Militar (PM) de Minas Gerais relatou o motivo de ter usado gás de pimenta durante o Carnaval itabiritense.
Leia a nota na íntegra:
“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou o emprego policial de IMPOs (Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo) durante os empenhos de Carnaval na cidade de Itabirito (MG).
A utilização dos espargidores de gás OC (gás de pimenta) foram necessárias em algumas situações para a contenção de infratores, principalmente em casos relativos a brigas que ameaçavam a segurança dos foliões.
Os IMPOs se configuram como opção à preservação da vida e à minimização dos danos à integridade física das pessoas envolvidas em ocorrências policiais, assim, eles se apresentam como alternativas para utilização do policial militar nas situações e circunstâncias em que a reação manifestada pelo infrator ou suspeito não representa um risco letal.
Dessa forma, o emprego de IMPO, como o gás OC, está previsto em Manual Técnico da PMMG no que se refere ao uso diferenciado da força, e para o cumprimento de sua missão, manutenção da ordem pública, o uso da força é inerente ao trabalho policial militar, principalmente quando se trata de policiamento de eventos, onde por vezes, a ação criminosa de alguns pode interferir na segurança de um grande número de pessoas e também do militares.
A Polícia Militar esclarece que não tem conhecimento de nenhuma reclamação formal sobre a utilização dos Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo durante os eventos de Carnaval na área do 52º BPM.”