Charles Wallace, o diretor do documentário, é estudante de História da Ufop. Foto - Reprodução
Compartilhe:

A Polícia Civil (PC) investiga as circunstâncias da morte do estudante de história da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Charles Wallace dos Reis (de 23 anos). Ele foi encontrado morto na madrugada do último domingo (21/8) em uma cela na delegacia ouro-pretana. As informações desta matéria são do Jornal O Tempo.

Charles é nascido em Itabirito (Região Central de Minas), cidade onde mora sua família e onde ele foi sepultado. Segundo o jornal, ele “era jovem negro, gay e militante de movimentos sociais”.

De acordo com jornal, Charles foi detido pela Polícia Militar (PM) após brigar com o namorado em uma festa. Na delegacia, “segundo o boletim de ocorrência, ele teria se enforcado usando um tirante (cordão) de uma caneca”.

O jornal divulgou a seguinte nota da Polícia Civil:

O corpo foi encaminhado ao Posto Médico-Legal, onde foi submetido a exames. Um inquérito foi instaurado para apurar a causa e circunstâncias da morte. A PCMG aguarda a conclusão dos laudos, cujo prazo estimado é de até 30 dias, podendo variar conforme a complexidade dos exames“.

Histórico

“A primeira ocorrência envolvendo o jovem começou ainda na noite de sábado (20/8), depois que ele e o namorado começaram a se agredir em um evento em Mariana, por conta de ciúmes. Depois de os militares conversarem com eles, Reis afirmou que iria embora e o companheiro preferiu não representar contra Charles”, informou o jornal com base em informação da PM. 

Contudo, depois o universitário “teria retornado à casa onde acontecia a festa, descontrolado e forçando a porta do imóvel, levando os moradores a acionarem a polícia novamente. O jovem foi abordado, teria se recusado a colocar a mão na cabeça e acabou sendo contido com uso de força”, continuou o jornal trazendo ainda a versão dos militares.

Levados, primeiramente, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conforme determina a lei, “o rapaz teria ameaçado o militar, falando que seria ‘a última pessoa que ele iria prender’. Depois disso, o casal foi levado para a delegacia, onde, horas depois, ele acabou sendo achado morto”, informou O Tempo.

“Só soube que teria se matado na segunda-feira (22) e, depois, descobrimos que isso aconteceu sob a tutela do Estado. Para nós, que somos professores de história, imediatamente nos vêm na lembrança a morte de Vladmir Herzog”, disse ao jornal o diretor do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Ufop e professor do Departamento de História da universidade, Mateus Henrique de Faria Pereira.

Nota da Ufop

“É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto comunica o falecimento de Charles Wallace dos Reis, aluno do curso de História. Charles faleceu neste domingo (21), em Ouro Preto, em circunstância ainda não esclarecida. A Administração Central está solicitando mais informações sobre o ocorrido, assim como uma apuração rigorosa para que não haja dúvidas sobre os fatos. A comunidade acadêmica se solidariza com familiares e amigos”.

As informações desta matéria são do jornal O Tempo.

Compartilhe: