Passageiros reclamam de superlotação no transporte público para distritos e outras localidades de Itabirito
Passageiros enfrentam dificuldades com ônibus lotado - Foto enviada ao Radar Geral
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Os passageiros da rota diária São Gonçalo do Bação/Macedo/Saboeiro/Córrego do Bação têm enfrentado a superlotação nos ônibus da empresa Serra Verde (que tem a concessão do transporte público).

Eles relatam que não é raro mais de 30 pessoas ficarem em pé durante a viagem – o que inclui crianças, idosos e gestantes.

Apesar das diversas reclamações, a situação continua. No ano passado, um abaixo-assinado foi entregue ao vereador Fabinho Fonseca (Avante), mas as queixas ainda não foram atendidas.

Em entrevista ao Radar Geral, uma usuária da linha expressou sua insatisfação, ressaltando que, em alguns casos, os passageiros ficam dentro da lotação por 1h30. “Algumas gestantes são obrigadas a viajar em pé e enfrentam dificuldades, já que os motoristas precisam frear bruscamente devido às curvas ou para não atingir outros veículos”, relatou.

Os horários fixos da lotação, que parte de São Gonçalo às 6h da manhã, passando por Macedo às 6h30 e pelo Córrego do Bação às 6h50 e 7h, chegam a Itabirito somente às 7h30. O retorno ocorre às 11h30, subindo pelo Córrego do Bação e Macedo, chegando em São Gonçalo às 12h30, e em Itabirito às 13h20.

Há ainda um último itinerário saindo da Prefeitura de Itabirito às 18h, chegando em São Gonçalo às 19h30. No total, são oferecidos três horários diários.

Os usuários pedem a inclusão de mais ônibus para atender à alta demanda.

Questionado sobre o assunto, o vereador Fabinho Fonseca disse que a situação do transporte é uma cobrança que ele faz desde o início do mandato dele, e que antes a linha em questão só passava na segunda e na sexta em dois horários: 6h e 18h.

“Após muita luta, muita briga, eles (a Prefeitura e a Serra Verde) colocaram de segunda a sexta, mas mesmo assim a gente continua cobrando para ampliar e colocar mais um horário, principalmente na parte da manhã, que tem mais pessoas utilizando o transporte”, afirmou o vereador.

Em nota enviada ao Radar Geral, a Prefeitura de Itabirito informou:

“A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, esclarece que foram solicitadas à empresa concessionária do serviço de transporte coletivo municipal as imagens da câmera interna do ônibus que atende à região, além de dados de bilhetagem para averiguação do número de passageiros transportados.

A partir desse levantamento, será realizado estudo a fim de avaliar a necessidade de futuras alterações na linha.

A Prefeitura salienta, ainda, que o veículo responsável pela linha tem capacidade total para 71 ocupantes, sendo 39 passageiros assentados e 32 passageiros em pé.

Compartilhe: