Com quase todas as 550 cadeiras ocupadas, além de mais de 100 espectadores em pé, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se apresentou em Itabirito (Região Central de Minas), na tarde deste domingo (21/8), na Praça da Estação.
O concerto foi aberto ao público, e a estimativa do número de espectadores foi feita pela direção de comunicação da Filarmônica. Contudo, informações extraoficiais vindas da Prefeitura dizem que o público chegou a 1.200 pessoas.
Veja vídeo feito pelo Radar Geral com o começo da apresentação:
Trata-se da última cidade de Minas a receber a Filarmônica nesta turnê estadual. No dia 4 de setembro, a Orquestra parte para Portugal em turnê internacional, onde acontecerão quatro apresentações.
Itabirito está entre as cidades escolhidas porque faz parte da área de atuação da Gerdau. “Sem o apoio da empresa, esta apresentação não seria possível”, disse o diretor de comunicação da Orquestra, Agenor Carvalho.
Brasil
Abrindo o concerto com Hino Nacional (de Francisco Manuel da Silva), momento em que o público ficou de pé, a apresentação em Itabirito (e toda a turnê) foi uma homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil e uma preparação para os 15 anos da Filarmônica, que acontecerá no ano que vem.
Justamente por causa dos 200 anos da Independência Brasileira, somente obras de compositores nacionais foram apresentadas.
A mestre de cerimônias, além de ressaltar a Gerdau, agradeceu também à Prefeitura de Itabirito, ao público presente e afirmou que “todo o investimento na orquestra para esta apresentação só foi possível por causa de uma ferramenta: a Lei Federal de Incentivo à Cultura”.
Com família
O concerto em Itabirito foi um evento que reuniu público diversificado: crianças, jovens e adultos marcaram presença.
“Acho extremamente importante valorizar e promover a cultura. Uma oportunidade para que Itabirito tenha acesso a apresentações desse tipo”, disse Paulo Carvalho (58), proprietário da Arena Vitória, que acompanhou o concerto com sua esposa Melina (37) e seus filhos Olívia (1 ano) e Arthur (3 anos).