Mesmo que os frequentadores argumentem que estão ao ar livre, em espaço sem grande aglomeração, com certo distanciamento, as cachoeiras de Itabirito (na Região Central de Minas) com acesso ao público, infelizmente, não estão abertas à visitação. A restrição tem como base as determinações da Onda Roxa do Plano Minas Consciente. Cachoeiras em várias parte de Minas Gerais estão igualmente fechadas ao público para evitar agrupamentos de pessoas.
Na Sexta-Feira Santa (2/4), por exemplo, uma ação envolvendo nove guardas civis municipais e três policiais militares aconteceu em três cachoeiras de Itabirito: Benvinda e Cabral (na região do Bação), e Cruzado (na Serra da Catana – local conhecido também como Capanema).
Cerca de 25 pessoas que estavam nos três pontos foram abordadas e tiveram de deixar os locais.
Segundo proprietários, a entrada para a cachoeira do Cruzado não foi autorizada. “Eles pularam a cerca. Há faixas dizendo que as cachoeiras estão fechadas. Pelo fato de a infraestrutura não estar funcionando, as pessoas ainda deixam lixo no local e usam o mato como banheiro. O sucesso das cachoeiras tem a ver com a conservação da natureza. Por tudo isso, fomos nós que acionamos a GM e a PM. Na semana passada, havia quase 30 pessoas na cachoeira do Cascalho (perto do Cruzado). Queremos que a pandemia acabe, contudo, mesmo quando as cachoeiras voltarem a receber turistas, devemos ir devagar e continuar com os cuidados”, disse um proprietário de terra que abriga cachoeiras na Serra da Catana. Ele pediu para não ser identificado.
Nas cachoeiras da Benvinda e do Cabral, o acesso é livre.
A Guarda Civil Municipal (GM) informou ao Radar Geral: “Estamos seguindo as determinações da Onda Roxa. Nossa intenção não é prender, mas conscientizar a população. Cumprimos ordens que têm a intenção de evitar aglomerações. É claro que não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por causa disso é importante a população ter paciência e fazer a parte que cabe a ela”.
Ninguém foi detido.
Veja mais fotos da ação da GM e da PM nas cachoeiras de Itabirito. O rostos foram cobertos em respeito aos abordados: