Não se refere a Itabirito áudio que diz que água das torneiras está contaminada por urina de rato
Fachada da sede do Saae de Itabirito - Foto: Google Street Views
970x250
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Em nota enviada à imprensa nesta quinta (25/4), o Saae esclareceu que não se trata de um problema de Itabirito o que foi relatado em áudio que se espalhou pelo WhatsApp, ou seja, que a água que sai das torneiras estaria infectada por urina de rato contaminado

“O Serviço Autônomo de Saneamento Básico (Saae) informa que não diz respeito a Itabirito o áudio que se espalhou pelo WhatsApp alertando sobre “contaminação por leptospirose” da água que sai das torneiras.

O Saae garante que o combate à leptospirose é feito com a desinfecção da água. O acompanhamento dessa desinfecção se dá por um aparelho que controla todo o processo durante 24 horas por dia. Caso haja algum tipo de contaminação, ela é eliminada na Estação de Tratamento do Saae.

Sendo assim, o Saae reafirma que a água distribuída é livre de qualquer tipo de impureza ou contaminação microbiológica.

Reforçando a qualidade da água distribuída, são realizadas inúmeras coletas para controle em toda a cidade feitas tanto pelo Saae quanto pelo laboratório terceirizado. Os resultados, por sua vez, são auditados pela Vigilância Ambiental/Sanitária do Município e do Estado.

A presença da bactéria (Leptospira) se dá pela urina de roedores contaminados. Roedores esses que não são comuns nas captações de água bruta do Saae de Itabirito. 

Importante ressaltar que dados sobre o controle da qualidade do produto estão presentes nas contas de água e no site do Saae.

A autarquia pede à população que não espalhe informação falsa ou sem comprovação de que seja, de fato, sobre Itabirito”. 

Compartilhe: