Mirante do Alto do Cristo, em Itabirito, ganha lunetas de observação terrestre
Aparelhos instalados no Alto do Cristo - Foto cedida ao Radar Geral
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

O mirante do Alto do Cristo, há alguns dias, conta com lunetas de longo alcance (em três pontos diferentes do lugar) para que moradores e turistas possam contemplar as belezas naturais e arquitetônicas da cidade.

Segundo apurou o Radar Geral, a instalação é uma estratégia da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo da Prefeitura de Itabirito “para incrementar a experiência de turistas e dos itabiritenses em um dos principais cartões-postais do município”.

Com uma altitude de 1.179 metros, o Morro do Cruzeiro João Pinto ou Morro do Cristo é um dos mais altos mirantes de Itabirito. O local abriga a estátua do Cristo Redentor, que pode ser vista de quase todos os pontos da cidade.

Mas não é apenas o fato de oferecer uma vista privilegiada que o torna um dos espaços mais procurados para se admirar a cidade. De lá é possível avistar o Pico do Caraça, o Pico do Itacolomi, o Pico de Itabirito, o Morro do Chapéu e a Serra da Piedade.

AS LUNETAS

As lunetas são resistentes à água, vento, sol e adversidades causadas pelo clima.

Com um sistema de observação terrestre (com capacidade ótica de aproximação), o aparelho é composto por lentes antirreflexivas de qualidade superior, montado em um corpo blindado de alumínio fundido, com apoio de pé para pessoas de baixa estatura.

Os equipamentos medem 1,60 metro de altura e permitem visão em 360 graus, com lentes que dispensam ajustes com foco pré-ajustado e capacidade de zoom entre 20 a 40x. Dessa forma, os usuários não precisarão fazer nenhum tipo de regulagem, o que facilita a observação por pessoas de todas as idades, mesmo aquelas que não tenham habilidade no manuseio do equipamento.

Alto do Cristo – cartão-postal de Itabirito. Foto – Romeu Arcanjo – Arquivo 1º/3/2017 Minuto Mais

Todas as lunetas giram no sentido vertical e horizontal e vêm adesivadas com os conteúdos informativos sobre os atrativos turísticos que dali podem ser observados. Duas lunetas foram projetadas de maneira a permitir o acesso por cadeirantes simultaneamente com não cadeirantes, e uma para não cadeirante de acordo com as normas da ABNT.

“Esse é mais um projeto de infraestrutura turística de Itabirito realizada pela Semcult. Um convite a olhar para a cidade, perceber seus detalhes urbanos e quão surpreendentes é nossa região valorizando o que a cidade tem de melhor. É muito importante que itabiritenses e turistas usem as lunetas com cuidado, preservando esse bem público disponível para a contemplação de todos”, disse Junia Melillo, secretária de Patrimônio, Cultura e Turismo.

Compartilhe: