A matriz de São Sebastião e a igreja de Santa Efigênia, em Itabirito, foram interditadas na noite desta quinta-feira (13). De acordo com o padre Rodrigo Artur, responsável pela paróquia, a solicitação foi feita pela Defesa Civil, para não haver circulação de mais pessoas no Centro, evitando, assim, interferências na logística de reconstrução e limpeza da cidade.
Em áudio que circula pelas redes sociais, o padre Rodrigo explica que a medida também visa trazer segurança para os fiéis que frequentam o local. “O trabalho de limpeza da lama já não é um trabalho fácil: envolve trânsito de caminhões, de máquinas, de tratores e consequentemente de pessoas. E nós sabemos, agora que o sol saiu, a lama começa a secar e, consequentemente, começa a dar muita poeira. Sobretudo por causa dos carros, caminhões e máquinas que passam. E a poeira pode gerar problemas respiratórios nas pessoas que vão à missa”, afirmou.
O padre também explicou que as duas igrejas não estão comprometidas, que a interdição ocorreu, exclusivamente, por esses dois motivos. Ele também pediu que as pessoas não espalhem notícias falsas sobre o real motivo da interdição. “Há pessoas que disseminam certos tipos de notícias que criam pânicos desnecessários. Nós estamos agora no momento de reconstrução: todos unidos pela cidade de Itabirito. Cada um fazendo aquilo que pode para que, de fato, nós voltemos a ser a Itabirito que tanto amamos”, disse.
Horários das missas
Todas as missas da Matriz de São Sebastião foram transferidas para a igreja de Santa Edwiges. Neste sábado (15), as celebrações vão ocorrer às 15h e às 19h. No domingo, as missas serão realizadas às 7h, 9h30, 17h e 19h.
Ouça áudio do Padre Rodrigo que trata do assunto:
https://www.facebook.com/radargeralnoticias/videos/375964130958642/