Marcela Lima Braga Matos (21 anos), nascida e criada em Itabirito (Região Central de Minas), venceu a Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator 2022, que aconteceu no último sábado (23/4), em Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes Unidos), a 11.708 km de Belo Horizonte.
“Da mesma forma que existe a Copa do Mundo de Futebol, existe a Copa do Mundo de Mountain Bike. É uma competição de bike que reúne os melhores atletas do mundo. Eu venci a primeira etapa em Abu Dhabi. Haverá outras etapas na Índia, Turquia, Bélgica, Alemanha, França etc”, disse Marcela, em entrevista exclusiva concedida ao Radar Geral, via Google Meet, direto de Dubai, onde ela está neste momento (dia 25/4).
A atual líder da Copa ainda não sabe de quais etapas futuras participará. “Estou planejando. Fica muito caro”, disse. Na disputa em Abu Dhabi, Marcela competiu com 11 classificadas de diferentes nações.
Já na competição masculina, o francês Titouan Perrin-Ganier foi o vencedor.
2ª vez destaque na Copa
Marcela já foi a campeã da etapa brasileira, em 2018, da Copa do Mundo de MTB Eliminator, que aconteceu em Congonhas (Região Central de Minas) .
Atleta de ponta, entre as melhores do planeta, Marcela esbanja garra, determinação e simpatia. Perguntada pelo Radar que conselho ela dá ao jovem atleta da Região dos Inconfidentes, que quer seguir caminho semelhante, a campeã respondeu: “Acredite em seus sonhos. Nunca deixe se abalar. Porque aquilo que você quer é maior que os obstáculos que vão surgir (…). Nós, itabiritenses e brasileiros, podemos alcançar aquilo que queremos. O brasileiro é respeitado. As pessoas no mundo têm boa impressão de nós, brasileiros. Isso é motivo de orgulho! Somos sempre muito bem-vindos”.
Imigrantes
Ela garante que não está tendo dificuldades para se comunicar em terras estrangeiras. “Falo português e um pouquinho de inglês. Aqui não é difícil de se comunicar. Há muitos imigrantes, que falam inglês assim como a gente”, salientou.
Copa do Mundo x Mundial
Marcela disse que ela não é a campeã mundial, e sim a líder da Copa do Mundo. “São campeonatos diferentes. A Copa do Mundo se dá por etapas e o Mundial é um só evento que neste ano acontecerá em Barcelona (na Espanha). Contudo, os atletas são praticamente os mesmos”, explicou.
Patrocínio
Marcela Lima é patrocinada pela Groove Bikes, Ferro Puro e Grupo Avante. Mérito para essas empresas que acreditam no esporte. Isso porque sem elas, a atleta teria mais dificuldade de chegar ao patamar que se encontra.
Os destaques da Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator 2022
TOP 5 – FEMININO
1. Marcela Lima (BRA)
2. Didi de Vries (HOL)
3. Marion Fromberger (ALE)
4. Gaia Tormena (ITA)
5. Laurie Vezie (FRA)
TOP 5 – MASCULINO
1. Titouan Perrin-Ganier (FRA)
2. Daniel Castillo Noyola (MEX)
3. Killian Demangeon (FRA)
4. Anton Olstam (SUE)
5. Simon Gegenheimer (ALE)
CALENDÁRIO DAS ETAPAS
5 de junho – Leuven, Bélgica
17 de junho – Falun, Suécia
23 de julho – Aalen, Alemanha
31 de julho – Valkenswaard, Holanda
14 de agosto – Oudenaarde, Bélgica
21 de agosto – Sakarya, Turquia
28 de agosto – Palangkaraya, Indonésia
4 de setembro – Leh/Ladakh, Índia
10 de setembro – Paris, França
17 de setembro – Winterberg, Alemanha
Fonte dos atletas vencedores e das etapas: bikemagazine.com.br
[…] que ela conquistou o ouro na etapa da Copa em abril, em Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes […]
[…] o Radar Geral o primeiro veículo de comunicação da Região dos Inconfidentes a anunciar que ela venceu a etapa da Copa do Mundo UCI de MTB Eliminator 2022, que aconteceu em 23/4, em Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes […]