Manifestantes pedem melhorias no transporte público e ocupam as galerias da Câmara. Foto - Ascom
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – Integrantes do Movimento de Moradia, Luta de Classes, Mulheres Olga Benário e PSOL estiveram presentes na galeria da Câmara Municipal nesta segunda-feira (20/12). Eles pediram aos vereadores melhorias no transporte público da cidade. 

O integrante do Movimento Luta de Classe, Thomás Toledo, explicou que um dos grandes problemas no transporte público na cidade é que os ônibus não circulam após as 20h. De acordo com o manifestante, com a pandemia, a Prefeitura de Itabirito diminuiu a circulação de ônibus na cidade. Mas, mesmo o município estando na Onda Verde, o fluxo de veículos não voltou ao normal. “Qualquer pessoa que está trabalhando, qualquer jovem que está estudando precisa ter pelo menos uma opção de ônibus à noite. A gente conhece um monte de gente que largava o serviço às 21h e teve que deixar o trabalho porque não conseguia voltar para casa”, afirmou. 

Outro pedido é em relação ao preço das passagens. De acordo com os manifestantes, um trabalhador que recebe um salário mínimo gasta cerca de 20% do salário com as passagens de ônibus. Além disso, eles afirmam que os ônibus estão sempre cheios. “É só você ir no ponto de ônibus para perceber a qualidade do nosso transporte público. É uma empresa privada que está prestando um serviço de péssima qualidade”, reforça Thomás.

O Radar Geral verificou o quadro de horário dos ônibus que circulam na cidade, divulgado no site da Prefeitura. A maioria tem o último horário de saída às 20h. Somente a linha 905 Gutierrez x Novo Itabirito vai até 21h. Confira os horários aqui.

Os manifestantes queriam ocupar a Tribuna Livre para expor suas reivindicações. Mas, para isso, a Câmara de Itabirito exige que seja preenchido um protocolo. O presidente da Casa Legislativa, Léo do Social (PSDB), disse que achava justa e legítima a manifestação e que os vereadores estavam cientes das reivindicações. “O fato de vocês não estarem falando na tribuna não significa que vocês não estão sendo ouvidos. Dentro da normativa, a gente vai junto, a gente vai brigar e vai correr atrás e sem fugir do nosso propósito”, afirmou Léo.

Resposta da Prefeitura 

Em nota oficial enviada ao Radar Geral, a Prefeitura respondeu:

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, esclarece que, inicialmente, no mês de março de 2020 o transporte coletivo foi reduzido para três linhas circulares em atendimento aos usuários, devido ao fechamento de todo comércio em consequência da pandemia de coronavírus.

Em abril de 2020, houve aumento para quatro circulares. Já no mês de agosto, o transporte coletivo passou a operar com sete linhas. No mês de janeiro de 2021 a demanda passou para 10 linhas.

A Prefeitura ressalta que devido à defasagem de valor da tarifa, queda brusca na demanda de usuários e tendo em vista que o último aumento foi realizado em 2016, ocorreu um desequilíbrio financeiro no orçamento do transporte urbano. No entanto, todos os bairros da cidade continuam a ser atendidos, ocorrendo inclusive ampliação do itinerário de algumas linhas.

A Prefeitura esclarece que o valor da passagem individual leva em consideração os custos fixos e variáveis, serviços operacionais e administrativos e, principalmente, a grande variação nas taxas de manutenções e combustíveis o custo final da passagem a ser aplicado sairia em média R$ 6.98, considerando as viagens com ônibus completo.

A princípio não há previsão de redução no valor das passagens devido ao desequilíbrio econômico e financeiro relativo às questões de custos operacionais.

A circulação de ônibus nos distritos não é diária, pois na licitação ocorrida há cerca de 20 anos não constava o transporte para esses locais. Diante o exposto, foram disponibilizados horários somente nas segundas e sextas-feiras – manhã e tarde.

A Prefeitura ressalta, ainda, que está tramitando na Câmara Municipal um projeto de lei que prevê mudanças no transporte coletivo em Itabirito. Entre as mudanças está prevista a ampliação dos horários.

Por fim, a Prefeitura reforça que o contrato com a empresa prestadora do serviço foi celebrado por meio de processo licitatório e tem previsão de vencimento em abril de 2022.

Segue a relação dos últimos horários diários:

Saída Madre Iluminata/Ita 20h20

Saída Monte Sinai/Floresta 19h20

Saída Novo Itabirito/Gutierrez 20h10

 Saída Cowtry/Padre Adelmo 20h10

Saída Liberdade/Santo Antonio 19h

Saída Tombadouro/Portões 21h

Saída Itaubira/Primavera 20h10

Saída Santa Rita/ Itaubira 19h40

Saída Santo Antonio/Liberdade 20h10

Saída Usina/Meu Sitio 19h20

Compartilhe: