Guarda Civil Municipal intensifica patrulhamento nos bairros Solare Van Damme 1 e 2, em Itabirito, mas furtos continuam. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Matéria atualizada (com a resposta da PM) às 21h8 de 10/4/2022.

Itabirito (Região Central de Minas) – Mais sete residências em construção foram alvo de bandidos nos bairros Solare Van Damme 1 e 2 (perto dos Portões).

Na madrugada de sexta (8/4) para sábado (9/4), fios de cobre e caixas de passagem foram usurpados de cinco obras. Em outra construção, a caixa de passagem foi destruída. Já em uma sétima casa, os bandidos “fizeram a limpa”. “Pessoal, acabei de chegar em minha obra. Roubaram tudo! Estourando a minha porta todinha! Destruíram a minha porta! Roubaram tudo que tinha aqui! Limparam tudo, tudo, tudo! Perdi tudo!”, disse em tom de indignação uma das vítimas, por meio de áudio via WhatsApp, enviado ao grupo de futuros e atuais moradores dos bairros.

“Isso não vai acabar nunca?”, questionou outro integrante do grupo.

Um futuro morador disse que os ladrões não levaram equipamentos da Cemig, como da vez anterior, em março deste ano, quando foram furtadas luminárias com suporte de dois postes, lâmpadas de led e os fios de cobre da iluminação pública.

Na época, moradores ficaram assustados com a ousadia dos bandidos que se dispuseram a levar fios de cobre energizados da rede pública, correndo risco de serem eletrocutados.  

Veja imagens recentes, da ação dos bandidos, enviadas ao Radar Geral por moradores dos 2 bairros:

3ª onda de furtos em menos de 4 meses

Somente em 2022, os donos de obras dos dois bairros foram vítimas de furtos em três dias.

As ações criminosas se dão na madrugada e, principalmente, quando se aproxima o fim de semana.

Polícia Militar já tem suspeitos

O Radar Geral entrou em contato com a 250ª Companhia de Polícia Militar, responsável por Itabirito. “O policiamento está intensificado no bairro Van Damme e bairros limítrofes nos últimos dias. Temos alguns suspeitos desses furtos, estamos em diligências para tentar a responsabilização penal desses criminosos”, disse o comandante operacional da PM, tenente Veríssimo.

Segundo o comandante, “é importante que a população aumente a vigilância e na presença de quaisquer indivíduos e veículos suspeitos rondando o bairro, acionar a PM imediatamente”.

Guarda

Por sua vez, a Guarda Civil Municipal (GM), de fato, intensificou o patrulhamento nas duas localidades, conforme disse (ao Radar Geral, em 19/3) que faria o secretário Municipal de Segurança e Trânsito, Antônio de Pádua Pataro.

A Guarda, inclusive, passou a divulgar no grupo dos bairros as ações locais. Entretanto, “não são suficientes. Sei que a Guarda está fazendo o que pode, mas é preciso algo mais intenso. Colocação de ‘olho vivo’ (câmeras), por exemplo. Concordo que não dá para a Guarda ou a PM ficar 24h nos Van Damme 1 e 2, mas algo precisa ser feito. Estamos sendo prejudicados demais! O pessoal dos bairros está em constante debate para se chegar a uma solução”, disse um futuro morador.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.