Luiz Gustavo de Souza assinou, nos últimos dias, um contrato de formação com o Sport-PE, dando outro passo ao sonho de ser um jogador profissional, mas para isso, Itabirito teve papel fundamental. Aos 14 anos, o jovem morou por anos na cidade, passando por projetos importantes no futebol de base.
Nascido em 2008, em Nova Lima, o jogador passou por diversos lugares de Minas Gerais na sua vida, apesar da pouca idade. Em Itabirito, morou no bairro Novo Itabirito, e não escondeu seu carinho pela cidade. “Não nasci em Itabirito, mas morei por muito tempo e foi uma das minhas cidades preferidas na minha vida”, disse.
No município, Luiz Gustavo teve parte importante da sua carreira desenvolvida na base. Afinal, defendeu as camisas da Escolinha do Cruzeiro, Filhos do Vento e Ferroviário. O projeto do Ferroviário, capitaneado pelo atual vereador Fabinho Fonseca (Avante), contou com Luiz Gustavo entre 2018 e 2019, quando residia na cidade. A iniciativa é gratuita ao público, e acontece desde 2016, contemplando meninas e meninas de 4 a 17 anos, no bairro São José.
Luiz Gustavo está no Sport-PE desde o fim de 2022, e agora assina seu primeiro contrato de formação. Para chegar à glória do momento, teve de superar dificuldades ao longo do caminho. “Uma satisfação enorme. Batalhei muito pra isso. Larguei muitas coisas pra chegar aqui, troquei minha alimentação, minha rotina e tudo que fazia para poder chegar aqui”, comentou.
Além das equipes itabiritenses, o jovem meia-atacante defendeu outros times de Minas Gerais, como AEC de Contagem, Arena 7 e Minas Boca, de Sete Lagoas. O êxito de Luiz Gustavo reafirma a tradição de Itabirito no futebol. Recentemente, David Braga acertou contrato profissional com o América-MG, além, claro, do lendário Telê Santana, nascido na cidade.