João Jorge Gabriel Pascoal. Foto - Arquivo de família
Compartilhe:

A família do saudoso “Seu” João Pascoal (do Congado) sofreu mais uma perda. O filho João Jorge Gabriel Pascoal morreu neste sábado (12/2), por volta das 7h30, no Hospital Santa Casa da Misericórdia, em Ouro Preto. Ele tinha 61 anos, era enfermeiro, dono de farmácia e era formado em Direito.

Arte feita pela família Pascoal. Fotos – Arquivo familiar

João Jorge Pascoal foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em decorrência de várias complicações que começaram com uma infecção urinária. Ele ficou um mês internado na cidade histórica.

Nascido em Sabará, João Jorge morava em Itabirito e em Amarantina, distrito ouro-pretano onde ele era dono de uma farmácia. Tipo de estabelecimento que ele era proprietário também em Rodrigo Silva – outro distrito de Ouro Preto.

Saudosos mãe (Dona Efigênia) e filho (João). Foto – Arquivo de família

Enfermeiro há 30 anos, João Jorge trabalhava no João XXIII, em Belo Horizonte, e já fez parte do quadro de funcionários do Hospital São Vicente de Paulo, de Itabirito.

O enfermeiro deixa esposa e três filhos. “Ele era do povo. Ajudava muita gente. Quando chegava alguém de Itabirito ou de Ouro Preto no João XXIII, ele ficava ansioso para ajudar. Em Amarantina, quando alguém precisava tomar uma injeção, muitas vezes, batia na porta da casa dele. Trabalhava até fora do horário de plantão”, contou a irmã de João Jorge Pascoal, Alanne Kardec Pascoal (47),muito conhecida em Itabirito como Natacha Pascoal.

Perdas

Maria de Fátima Pascoal, a irmã, vítima da Covid. Foto – Reprodução

A unida e forte família Pascoal, infelizmente, acumula perdas.

Em 2018, morreu Israel Pascoal (53), irmão de Natacha, vítima de uma queda do telhado da “Escola Industrial”, de Itabirito. Acidente que aconteceu em 2017.

“Seu” João Pascoal e a primeira formação do Congado de Itabirito. Foto – Reprodução

Em 2021, foram duas mortes: a irmã Maria Pascoal (49) e a mãe Efigênia Pascoal (84). As duas vítimas de complicações da Covid-19.

Velório e enterro

O velório de João Jorge Pascoal está marcado para acontecer das 9h às 13h, deste domingo (13/2), no Cemitério Parque da Esperança. “A liberação do corpo demorou porque foi doada a córnea do único olho que ele enxergava. Era uma vontade que ele tinha”, disse Natacha, que explicou que seu irmão era cego de um olho por complicações do sarampo.

Já o enterro será na sequência, por volta das 13h, no Cemitério São João Batista. Os dois cemitérios ficam em Itabirito.

Compartilhe: