ITABIRITO (MG) – A Herculano Mineração construiu uma casa no Parque Ecológico usando técnicas sustentáveis de bioconstrução. A entrega aconteceu na manhã desta quinta (27/3) e faz parte do Programa Cultivar.
A casa será usada em caratér didático na Educação Ambiental para falar aos mais jovens sobre a importância da bioconstrução: de reaproveitamento de materiais da região. Contudo, na prática, será um depósito de ferramentas para a manutençao da pista de caminhada.
PROGRAMA CULTIVAR
Criado como parte de programa de Educação Ambiental da mineradora, o Programa Cultivar tem o objetivo de incentivar a participação ativa da comunidade na preservação do meio ambiente.
A iniciativa busca ainda introduzir e fortalecer práticas sustentáveis, além de promover a conscientização sobre a importância da conservação ambiental.
Entre as principais ações do programa estão: a implantação de jardins, viveiros e hortas orgânicas em escolas, condomínios e instituições, a disseminação do conceito de ecologia e o estímulo ao trabalho coletivo.
O Radar Geral esteve na cerimônia e conversou com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Frederico Leite. “Essa edificação é bem simbólica porque foi feita com os métodos da bioconstrução. Então, eles reutilizaram os materiais que já tinham aqui no parque: as madeiras, a argila, a brita”.
Questionado sobre os projetos futuros que a Secretaria planeja durante o mandato, o secretário disse: “Tem muito trabalho a ser feito em cumprimento, por exemplo, ao Plano Municipal da Mata Atlântica. Também temos objetivos relacionados aos planos de ação climática. Tem trabalho em parceria com o Saae, que é na gestão dos recursos hídricos. Programas para preservação, manutenção das nascentes, do Rio Itabirito, do próprio Rio das Velhas. Inclusive pleiteando recursos de fora para fazer essas obras. Mas eu destaco as melhorias na gestão de resíduos da coleta seletiva e as ofertas de áreas públicas sustentáveis, seja os parques urbanos, seja as áreas verdes”.

CONCLUSÃO DE ATIVIDADES: BIOCONSTRUÇÃO E JARDIM VERTICAL
Nesta fase do programa, a comunidade participou também da construção de um jardim vertical – que foi implantado com estrutura em madeira de espécies que estão Parque Ecológico. Outro destaque foi a utilização na obra de técnicas como adobe e pau-a-pique, empregando materiais acessíveis e ecológicos, incluindo pedra, areia, eucalipto, terra, telhas ecológicas, garrafas de vidro, feno e madeiras reaproveitadas.
Renata Mendes, analista de Relação com a Comunidade da Herculano, também conversou com o Radar. “Essas situações representam muito para a empresa. Para a Herculano, é importante cuidar do meio ambiente, de colaborar com a preservação dos espaços bonitos disponíveis para a população, de forma gratuita, e que tem se tornado cada dia mais raros nas cidades”.

80 HORAS
A execução das atividades envolveu 10 dias de trabalho, somando 80 horas de dedicação. Participaram representantes da Associação Comunitária do Gutierrez, moradores do bairro Portões e a servidora pública Adriana.
VEJA FOTOS DA CASA NO PARQUE ECOLÓGICO:



