Itabirito: urna retirada do antigo Pirulito pela administração do ex-prefeito Juninho é encontrada
À esquerda, urna encontrada hoje (1º/9/2023). À direita, escoteiros em 7/9/1973 colocaram a urna dentro do Pirulito - Fotos: Prefeitura - Arquivo de Lauro Bastos Bittencourt
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

“Cercada por grande mistério, a cápsula do tempo que guarda materiais para serem revelados no ano do Centenário, criada há 50 anos, foi encontrada hoje, após uma breve escavação na Praça da Bandeira. Ela ficará exposta no Hall da Prefeitura até o dia 6/9. Nesse mesmo dia, a cápsula será aberta às 10h na abertura da Praça do Centenário”.

Dessa forma, a Prefeitura de Itabirito informou, nesta sexta-feira (1º/9), por meio de suas redes sociais, que encontrou a urna que ficava dentro do antigo Pirulito, no Centro de Itabirito (Região Central de Minas).

Veja vídeo que mostra o momento em que a urna foi encontrada:

A urna estava enterrada num canteiro da própria Praça da Bandeira. Trata-se de uma relíquia, com memórias (provavelmente cartas, documentos etc), que era para ser aberta na data em que se comemora os 100 anos de Itabirito, ou seja, no próximo dia 7 de Setembro.

A urna foi colocada pela administração do ex-prefeito José Bastos Bittencourt em 7 de setembro de 1973, e retirada pela administração de Waldir Silva Salvador de Oliveira (o Juninho) por volta de 1992.

A retirada se deu para a construção da praça como é atualmente. Em consequência, o Pirulito foi destruído.

Imagem original dos escoteiros colocando a urna dentro do Pirulito no Centro de Itabirito – Foto: Lauro Bastos

Uma das justificativas da época era de melhorar o fluxo do trânsito. Mesmo assim, a situação gerou imenso desgaste político na cidade. “Foi muito mistério em cima disso. Vamos ver o que tem lá dentro”, limitou-se a dizer o filho do ex-prefeito José Bastos, o empresário Lauro Bastos Bittencourt – dono da afiliada em Itabirito da rede Estada Real FM.

Decreto determinou a colocação da urna no Pirulito em 1973 – Imagem: Lauro Bastos
Compartilhe: