Na manhã de hoje (28/7), na Rua Ana Maria Teixeira, bairro Cardoso, em Itabirito (Região Central de Minas), um cão da raça rottweiler ficou preso em uma cerca de madeira.
Nenhum dono da propriedade estava presente. Mesmo assim, a Brigada socorreu o animal, serrando e retirando parte do cercado.
Veja vídeo do salvamento (editado pelo Radar Geral):
“A Brigada entrou amparada pela lei”, disse o sargento militar Edivandro, citando o artigo 5°, Inciso XI, da Constituição Federal, que diz que a casa é asilo inviolável e ninguém nela pode entrar sem consentimento do morador, “salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial”.
“O cão estava preso pelo pescoço, podendo vir ter lesão grave ou até morte, caso não fosse resgatado de imediato. O fato inusitado se deu porque os tutores do animal e proprietários do imóvel não estavam no momento do atendimento. Fato é que o cão foi resgatado com sucesso, sem ferimentos, ficando sob a guarda da testemunha até que o tutor retornasse para residência”, disse o sargento.
Na ocorrência atuaram o inspetor Veirlâneo e o combatente Paulo.