Rose da Saúde. Foto - Divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito (na Região Central de Minas) tem duas novas secretárias: Rosilene do Carmo Cardoso, que assumiu a Assistência Social, e Marisa Gurgel, que volta ao comando da Comunicação.

Social

Conhecida como Rose da Saúde, Rosilene do Carmo Cardoso foi vereadora por quatro mandatos.

Assistente social de formação, Rose substitui Juliana Costa Alves, também formada em Assistência Social.   

Na mais recente eleição municipal, por causa dos votos totais recebidos pelo PSDB em Itabirito (que elegeu somente um vereador), Rose não conseguiu se reeleger. Isso apesar de ter sido a terceira mais votada, com 808 votos.

Entre candidatas mulheres, Rose foi a vereadora mais votada da história de Itabirito. Quando os homens são colocados nessa comparação, Rose só perde para Zé Maria. Ou seja, apesar de não ter sido reeleita, Rose da Saúde continua sendo uma referência na disputa por uma cadeira no Legislativo.           

Vereadora x secretária

Segundo a ex-vereadora, o maior desafio como secretária é “conseguir fazer a assistência respeitando a lei, as normas e as regras em defesa dos mais carentes”.

É a primeira vez que Rose é secretária. “Está sendo uma novidade pra mim”, disse.

Como vereadora, muitas vezes, Rose reivindicou, de forma veemente, os direitos de cidadãos, principalmente, na área de saúde. Isso a tornou extremamente conhecida na cidade.

Perguntada como iria conciliar tais atitudes com seu novo cargo, ela respondeu: “A função do vereador é legislar e fiscalizar. Não era minha função passar a madrugada ou a manhã na UPA, como já fiz muitas vezes. Ajudei e ajudo as pessoas porque gosto de fazer isso e porque atuei na área de saúde. Eu ia sim atrás de vaga para quem estava precisando. Contudo, nunca pedi para passar ninguém na frente em qualquer fila. Nunca entrei em qualquer secretaria exigindo as coisas. Meu trabalho como secretária será semelhante: dentro da lei, tudo; fora da lei, nada”.

Rose assumiu a secretaria nesta terça-feira (5).

Secretária de Comunicação. Foto – Reprodução – Facebook

Comunicação

Desde segunda-feira (4), a publicitária Marisa Gurgel voltou a assumir a Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Ela foi secretária da pasta na primeira administração do governo Orlando Caldeira (Cidadania), após a eleição extemporânea, e foi exonerada em menos de dois meses.

A reportagem perguntou qual foi o motivo da exoneração, ela respondeu: “Fiquei 45 dias à frente da secretaria, quando tive de fazer uma viagem aos EUA acordada anteriormente com o prefeito. Então, tirei licença sem vencimento. Nos Estados Unidos, tive um problema familiar e ao invés de ficar 30 dias, fiquei cinco meses. Por causa disso, houve a minha exoneração”.

Marisa afirma ter carinho pela área e que a Comunicação da Prefeitura “passará por avanços”. Desde a saída de Beto Ceará, o cargo estava vago.

Após a vitória de Orlando na eleição do ano passado, é a sexta vez que há alguma modificação no primeiro escalão da Prefeitura de Itabirito: houve três exonerações (nas secretarias de Urbanismo, Comunicação e Obras), uma substituição (o secretário que era de Urbanismo deixou a pasta e assumiu Obras) e, agora, as nomeações de Rose e Marisa.  

Matéria revisada à 1h09 de 7/1/2021.    

Compartilhe:

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.