Itabirito recebe obra de arte doada pela Gerdau. Foto - reprodução.
Escultura que retrata a imagem de Nossa Senhora da Piedade. Foto - reprodução.
Compartilhe:

A Prefeitura de Itabirito recebeu nessa segunda-feira, dia 4 de setembro, uma obra de arte  doada pela empresa Gerdau. A escultura em aço, instalada no acesso II do município, retrata a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. 

Na concepção da obra, o artista Guilherme Marques utilizou chapas de aço para criar os corpos de Jesus e de Maria. As chapas foram moldadas, estruturadas e montadas com espaçamento a fim de produzir um efeito visual.

Itabirito recebe obra de arte doada pela Gerdau. Foto – reprodução.

“Esse presente significa muito para Itabirito por diversas razões, entre elas o fato de estarmos comemorando o centenário do nosso município. A instalação no acesso II, na entrada de Itabirito, por onde passam mais de 10 mil veículos por dia, garante que a obra será vista por um grande público”, comentou o prefeito Orlando Caldeira. 

Leia mais: Acesso 2 de Itabirito terá escultura da nova Pietà em aço

“Só tenho palavras de agradecimento a todos que contribuíram neste projeto. Achei o máximo ser escolhido para realizar essa obra. Agradeço a todos da minha equipe pela dedicação e trabalho para que a obra se realizasse”, destacou o artista plástico Guilherme Marques, responsável pela escultura.

Uso de ferramentas inovadoras 

A obra foi selecionada por meio do edital Arte em Aço, lançado no ano de 2021 para comemorar os 120 anos da companhia. A produção foi feita com o uso de ferramentas inovadoras, como escaneamento e impressão 3D. 

“Itabirito nos acolhe com muito carinho e a entrega na semana do centenário é especial. Tivemos mais de 100 inscrições no edital e, por meio de uma comissão curatorial, foram selecionadas as obras. O local definido pela Prefeitura para instalação permitirá a um grande número de pessoas visitar essa obra de arte. Estão todos de parabéns”, afirmou o diretor-executivo da Gerdau, Wendel Gomes.

O projeto foi realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e teve apoio da Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo. 

Compartilhe: