Ações de combate à dengue em Itabirito. Foto divulgação
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Os casos de dengue estão aumentando em todo Brasil. De janeiro a abril, foram registradas mais de 542 mil infecções prováveis, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Itabirito, até o momento, foram registrados 16 casos este ano.

Para bloquear a transmissão de dengue, a Prefeitura está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Na região do bairro Agostinho Rodrigues, onde houve o registro de uma pessoa com dengue, foi aplicado o fumacê costal. O inseticida usado foi fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde. Na última semana, também foram realizadas outras ações nos bairros Santa Tereza, Padre Eustáquio, Centro e Hamilton de Oliveira.

Para combater o mosquito, são realizadas visitas domiciliares regulares pelos Agentes de Combate a Endemias  (ACEs). A Vigilância Ambiental ressalta que é necessário o empenho de toda a população para eliminação de criadouros como calhas, caixas d’água, potes, frascos, garrafas, pneus e outros recipientes que podem se tornar potenciais criadouros do mosquito.

“O combate à dengue deve ser realizado diariamente como dever de casa. Eliminar os criadouros do mosquito é essencial nessa luta. Para as pessoas que contraíram a doença, a orientação é que usem repelentes com o intuito de evitar picadas do mosquito e novas transmissões. Somente com a união de todos é possível vencer essa doença”, ressaltou a coordenadora técnica de Vigilância Ambiental, Thais Guimarães.

Compartilhe: