Itabirito (Região Central de Minas) – A partir desta sexta-feira (1º/10), a professora universitária Patrícia Pedrosa do Carmo Nonato, que é servidora da Prefeitura, assumirá a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A confirmação foi feita pelo prefeito Orlando Caldeira (Cidadania) em depoimento ao Radar Geral.
Segundo o prefeito, o motivo da saída do secretário (responsável pela pasta) Mário Marques é pessoal. “Ele é um grande profissional, advogado e filho da terra (Itabirito). Uma pessoa muito especial para nós, fez um trabalho excelente. Conseguiu trazer novas empresas para Itabirito, (desenvolveu) um trabalho de recuperação de áreas que Itabirito havia perdido com o tempo para que a gente pudesse trazer novas empresas. Por questões particulares, ele decidiu sair. Ele prefere agora tocar a vida dele, curtir os netinhos. Ele deu uma contribuição para Itabirito (à frente da Secretaria) e está se afastando. A gente tem que respeitar a decisão dele”, disse o prefeito.
Sobre a nova secretária, o prefeito disse: “Procuramos uma pessoa à altura, com capacidade. Nós enxergamos (essa possibilidade) na profissional, na economista Patrícia (Pedrosa)”.
Pela fala de Orlando, os trabalhos na secretaria não devem passar por mudanças bruscas: “Serão da mesma forma com que o Mário vinha tocando, com os mesmos propósitos, com objetivo de estar trazendo novos negócios para Itabirito, conduzindo o nosso Fundi (Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico) e a estrutura da secretaria. Acreditamos que a Patrícia possa fazer essa transição. O Mário sai no fim do mês, e a Patrícia assume em 1º de outubro. E assim a gente possa fazer com que a nossa Itabirito esteja se desenvolvendo”, disse o prefeito.
Orlando Caldeira ainda disse que Patrícia Pedrosa é uma professora muito capacitada para assumir o cargo. “Estamos com muito expectativa”, salientou.
Currículo
Em pesquisa na internet, o Radar Geral conseguiu dados (de meados de 2020) a respeito do currículo da nova secretária.
Ela é graduada em economia pelo Unicentro Newton de Paiva, especialista em finanças empresariais pela Fundação Getúlio Vargas, mestre em administração pela Faculdade de Estudos Administrativos (Fead) e doutoranda em projetos pela Universidade Internacional Iberoamericana (Unini México).
Patrícia Pedrosa também é coordenadora do curso de administração da Faculdade Alis, de Itabirito, e atuou na coordenação do curso de pós-graduação em gestão pública e na supervisão de estágio do curso de administração da Unipac.
Troca de secretários em Itabirito
Desde que o prefeito Orlando assumiu o seu segundo mandato, foram sete substituições de secretários.
A atual mudança na secretaria de Desenvolvimento, duas na Comunicação, e uma nas pastas de Urbanismo, Obras, Assistência Social e Segurança e Trânsito.
Por sua vez, houve o secretário que era de Urbanismo e deixou a pasta para assumir Obras.