Itabirito: produtores rurais que recebem para preservar nascentes são assunto do Jornal Hoje
Propriedade da dona Maria de Fátima, uma das participantes do Programa - Foto: TV Globo/ Reprodução
Compartilhe:

Nesta terça-feira (06/6), o Jornal Hoje, da Rede Globo, apresentou uma reportagem sobre os produtores rurais que são pagos para preservar nascentes de água em Itabirito (Região Central de Minas). Isso só é possível graças ao Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais que tem como objetivo proteger as nascentes do município.

A principal bacia que o programa busca preservar é a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, ao todo, 51 municípios fazem parte da bacia e Itabirito foi o primeiro a aderir ao Programa. O proprietário que tiver interesse em preservar nascentes em suas terras deve entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente da cidade.

Ailton Faria é um dos produtores que aparece na reportagem e conta com três nascentes de água em sua propriedade sendo tanto da Bacia do Rio das Velhas quanto do Rio Itabirito. Ele convoca os outros fazendeiros para aderir ao programa e explica sobre a preocupação de perder a área preservada.

 “O produtor fica preocupado a partir do momento que ele cede área de preservação, se ele vai perder essa área. Mas, desde o início, eu vi que seria de grande benefício para mim e que ia me ajudar ainda mais na preservação das nascentes que eu tenho… Se meu vizinho também contribuir para preservar, a gente vai num todo, ajudar a preservar as nascentes não só daqui da região.” Comentou o fazendeiro.

Ailton Faria em uma das nascentes localizadas em sua fazenda – Foto: TV Globo/ Reprodução

Leia também: Record TV mostra a força do povo de São Gonçalo do Bação, distrito de Itabirito

Em outro momento da reportagem, é comentado sobre casos de nascentes que estão seca, nesse caso, os engenheiros ambientais da Secretaria do Meio Ambiente vão até o local para analisar a situação e tentam reverter esse cenário com o plantio de mudas de árvores, uma vez que ela facilita a infiltração da água no solo.

Outra produtora é a dona Maria de Fátima que estava com uma nascente seca em suas terras, porém com o Programa Municipal de Pagamentos por Serviços Ambientais a água com poucos dias brotou novamente, e além de ter preservado o ambiente ela recebeu por isso.

Para assistir a reportagem completa, CLIQUE AQUI.

Compartilhe:

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.