Novo sistema é apresentado no Gabinete do Prefeito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Novo sistema é apresentado no Gabinete do Prefeito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – A Prefeitura apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (26/12), durante reunião no Gabinete do Prefeito, os detalhes do funcionamento do novo sistema de monitoramento em tempo real de chuvas e do nível do Rio Itabirito.

A estrutura, em fase final de instalação no município, contará com estações pluviométricas e monitoramento por telemetria, além de sinalizadores sonoros e luminosos em pontos de alagamento.

Segundo a Prefeitura, o tempo de acesso a previsões sobre eventuais transbordamentos, por exemplo, será ampliado de duas para seis horas. “Os dados coletados permitirão ao poder público e às demais autoridades a tomada de decisões assertivas, reduzindo os danos para a população e para os comerciantes locais”, disse o prefeito Orlando Caldeira (Cidadania).

Novo sistema é apresentado no Gabinete do Prefeito. Foto - Prefeitura de Itabirito
Apresentação do novo sistema. Foto – Prefeitura de Itabirito

Detalhes da nova estrutura

Os pluviômetros, utilizados para a medição de chuvas, foram instalados em quatro pontos de Itabirito: no Alto do Cristo, nos bairros Gutierrez e Portões, além do Residencial Estância Real. Os equipamentos vão fornecer dados em tempo real, 24h por dia, sobre as chuvas no município.

O monitoramento telemétrico contemplará os seguintes locais: região do Ribeirão Mata Porcos; Largo dos Imigrantes e Rua Artur Bernardes, no Centro; e muro de contenção de rejeitos em São Gonçalo do Bação.

“Os equipamentos fornecerão dados, inclusive sobre a vazão do Rio, aos sensores luminosos e sonoros instalados em pontos de alagamento localizados no bairro São Geraldo e no Centro, em diálogo com a atualização do plano de contingência. Com isso, o monitoramento visual será substituído por dados científicos, aperfeiçoando a atuação das equipes de segurança e da própria Defesa Civil”, avaliou o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Pataro.

Compartilhe: