Itabirito: Prefeitura diz que demolição da fachada do Cine Pax, bem tombado, foi por segurança
Fachada do antigo Cine Pax de Itabirito é demolida (à esquerda), e como era essa fachada (à direita) - Fotos: Reprodução e Google
Meplo
RADAR GERAL - 970x250px
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – O antigo Cine Teatro Pax (atual Cine Teatro Liz Bastos), bem tombado como patrimônio histórico municipal, teve sua fachada demolida nesta quarta-feira (18/10) pela Secretaria de Obras da Prefeitura.

Em nota oficial, a Prefeitura afirmou que a demolição foi feita por segurança (leia a nota na íntegra no decorrer desta matéria).

Veja vídeo:

A secretária Municipal de Patrimônio, Cultura e Turismo, Júnia Melillo, ao Radar Geral, disse que houve um imprevisto na obra, e que o Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri) foi comunicado hoje a respeito da situação.

Ela admitiu ainda que a demolição não teve autorização do conselho pelo fato de (segundo ela), neste caso, não caber deliberação.

A bem da verdade, o Compatri foi a favor da obra de revitalização do imóvel, mas recomendou a manutenção das caraterísticas formais da fachada principal.

Denúncia ao MP

O vereador de oposição Renê Butekus (PSD) denunciou o caso ao Ministério Público e fez um vídeo no qual expressou sua posição a respeito do assunto. Veja a seguir:

Leia a nota oficial da Prefeitura na íntegra:

NOTA OFICIAL – Intervenções no Cine Teatro Liz Bastos

A Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, informa que nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, foi realizada a demolição da área de tijolos cerâmicos maciços da parede frontal do Cine Teatro Liz Bastos.

A Prefeitura esclarece que a intervenção se fez necessária depois de a fachada do prédio ter sido afetada pelo desabamento da marquise, registrado em janeiro deste ano. O ocorrido também afetou os paredões laterais, cuja estrutura será reforçada.

Diante do fato, constatou-se que o meio mais seguro de dar sequência à demolição da cobertura seria a forma mecanizada. A fim de viabilizar o uso dos equipamentos necessários e garantir a demolição correta da estrutura, foi necessário realizar uma abertura na parede frontal.

No entanto, durante a execução dessa abertura, um dos elementos estruturais de concreto, que estava fragilizado pelo desabamento ocorrido em janeiro, afetou a estrutura de toda a parede frontal, exigindo sua total demolição para garantir a integridade e a segurança dos trabalhadores da obra, bem como da população que irá frequentar o espaço.

A Prefeitura reforça que a demolição está sendo executada de forma controlada, prezando pela utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs – pelos funcionários da obra, bem como pelo isolamento da área, com apoio da Secretaria de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana.

Por fim, a Prefeitura informa que a parede frontal será totalmente reconstruída, conforme projeto aprovado pelo Conselho Consultivo e Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito (Conpatri), sem infração às regras de tombamento.

Parte da história do antigo cinema de Itabirito

Bem são tombados para que sejam preservadas não só as características do imóvel antigo, mas também a história e a identidade de um povo.

Cine Teatro Pax foi palco dos famosos festivais da canção de Itabirito e exibiu o filme itabiritense “Maldição da Cata Branca” – Foto: Lauro Bastos Bittencourt

O antigo Cine Pax fica no entorno da Praça da Estação (outro bem tombado). O prédio, construído entre 1954 e 1959, apresentava características formais do modernismo e foi importante espaço de socialização em Itabirito.

Encerrou as atividades depois de 30 anos por falta de público. Depois disso, o imóvel foi adquirido pela Prefeitura em 1999, quando era usado para apresentações, formaturas e reuniões.

Por causa de riscos no sistema de eletricidade, eventos no espaço foram proibidos.

Durante anos, o local ficou, digamos, abandonado.

Compartilhe: