A abertura do pré-Carnaval de Itabirito (na Região Central de Minas) aconteceu no último domingo (22/1), no distrito de São Gonçalo do Bação. Reunindo cerca de 2 mil pessoas (segundo a organização), o evento gerou movimentação econômica para os estabelecimentos comerciais da localidade.
“Eu adoro a ideia de ter o pré-Carnaval no distrito. Isso dá um significado maior aos distritos de Itabirito. Nós fazemos parte do município e é importante saber que a Prefeitura olha com carinho para os espaços mais distantes da zona urbana. A segurança está ótima, as pessoas educadas e isso faz parte da alegria da festa”, afirmou Jesuína Resende, moradora do distrito.
Programação
A programação contou com apresentações da Corporação Musical União Itabiritense e do Bloco Minabloco. O evento foi realizado pela Secretaria de Patrimônio Cultural e Turismo da Prefeitura.
“A Corporação tocar nesse retorno do pré-Carnaval é importante para manter a cultura de Itabirito. É muito gratificante estarmos aqui, junto com a população, retornando depois desse período de pandemia”, disse o regente da Corporação Musical União Itabiritense, Ryan Douglas da Costa.
Sentimento compartilhado pelo Minabloco. “Já estávamos com o sangue fervendo há um bom tempo com a expectativa de voltar aos palcos para os carnavais. Poder começar aqui em São Gonçalo do Bação foi muito bom. É um público que, desde o início do Minabloco, sempre nos acolheu. Começamos a sentir um gostinho do Carnaval e foi ótimo cultivar isso com o público”, afirmou a regente Júlia Carvalho.
Elogios
O morador do bairro Munu, Douglas Henrique de Oliveira, aprovou a festa.“Estamos com esperança de que seja um Carnaval bem movimentado e gere bastante renda para Itabirito. E já estou na espera do Carnaval que está chegando”, disse.
Carolina Vasconcelos, do bairro Lourdes, também fez elogios: “estou achando essa edição muito boa. Traz movimentação para o distrito de São Gonçalo do Bação. Estou aproveitando bastante e sei que o Carnaval promete neste ano”.
As entrevistas deste texto, bem como todas as informações, são da Comunicação da Prefeitura.