Itabirito: ponte de concreto, que liga Ribeirão do Eixo a São Gonçalo do Bação, é inaugurada
Nova ponte de concreto (à esquerda) e a antiga de madeira (à direita) - Fotos: Reprodução - moradoradores locais
Compartilhe:

Itabirito (Região Central de Minas) – A ponte de concreto armado, que liga a localidade de Ribeirão do Eixo ao distrito de São Gonçalo do Bação, foi inaugurada na manhã deste domingo (17/9) pela Prefeitura.

Vereador Daniel Sudano; prefeito Orlando; Dona Ilda; Celinha e o novo secretário de Obras, Matheus Marques Amui, no momento da inauguração – Foto cedida ao Radar Geral

A obra é reivindicação antiga dos moradores da região, que finalmente, virou realidade. A nova passagem irá substituir a problemática antiga ponte de madeira, que deve ser destruída.

A obra recebeu o nome de Josué Correia da Silva, saudoso pai da empresária Celinha – dona de um dos mais conhecidos restaurantes da região.

Momento da inauguração – Foto cedida ao Radar Geral

Moradores locais, o prefeito Orlando Caldeira e o vereador Daniel Sudano (ambos do Cidadania) participaram da inauguração.

Prefeito e a viúva do saudoso Josué Correa, Dona Ilda, no descerramento da placa de inauguração – Foto cedida ao Radar Geral

Ao Radar Geral, o vereador Sudano falou sobre a antiga e a nova ponte: “Em conversa com os mais antigos de Ribeirão do Eixo, a gente sabe que a ponte de madeira tinha mais 100 anos. Trata-se de uma passagem utilizada por moradores de Ribeirão, Saboeiro, Teixeiras, Macedo, São Gonçalo do Bação etc., e que dá acesso à BR-040 (…). Praticamente, de dois em dois anos, era preciso fazer reforma. E devido ao aumento do fluxo de veículos, ela ia se degradando. Por ser em curva, causava muitos acidentes com veículos caindo no córrego. Desde o começo do nosso mandato, a gente cobra que fosse feito uma ponte de concreto armado para trazer mais segurança. A nova ponte recebeu o nome de Josué Correa da Silva, que assim como meu pai, Edgar Boca Preta (ex-vereador), trabalhava na extração de areia na famosa Serra do Saboeiro. Essa areia era levada para Ribeirão do Eixo para ser feita a lavagem. Então, foi uma ponte que contribuiu muito para a geração de emprego há cerca de 50 anos (…). O próximo passo, que e a gente busca, é o asfaltamento da estrada que liga Ribeirão do Eixo a São Gonçalo do Bação”.

Veja vídeo feito por Serena, moradora de Ribeirão do Eixo:

Compartilhe: