Nova estação meteorológica em Itabirito. Foto: Prefeitura.
Compartilhe:

As fortes chuvas de janeiro pegaram Itabirito de surpresa, provocando muita destruição na cidade. Para evitar que esta cena se repita, foi instalado no Parque Ecológico uma estação meteorológica.

De acordo com a Prefeitura, o novo equipamento é capaz de fornecer, diariamente, informações sobre a pluviosidade (quantidade de chuva que cai em uma determinada região), direção e velocidade dos ventos, temperatura, além da pressão atmosférica.

 “É um grande ganho para o município. Temos, a partir de agora, a oportunidade de acompanhar a variação dos parâmetros meteorológicos e, com base nas leituras diárias, subsidiar a tomada de decisão e o desenvolvimento de projetos relativos ao tema”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Frederico Leite.

O sistema é autônomo e sustentável, uma vez que utiliza uma placa fotovoltaica para manter a energia e enviar os dados climatológicos à Secretaria. “A ideia é, futuramente, ampliar o número de estações climatológicas municipais para estudar a dinâmica climática da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito, bem como da região do Alto Rio das Velhas”, completa o assessor técnico Ícaro Brito.

Compartilhe: